O Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculado à Unidade Universitária de Inhumas da Universidade Estadual de Goiás (PPGE|UEG), teve uma participação de destaque no Pré-Congresso da Associação Latino-Americana de Pesquisa em Educação (Alie), realizado entre os dias 7 e 8 de agosto, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, na Argentina. Uma comissão de três professores e dez acadêmicos do mestrado do PPGE|UEG participaram do evento, intitulado “La investigatión educativa en America Latina y Caribe: agendas en tiempos de disputa”, com apresentação de pesquisas realizadas no âmbito do programa.
As professoras Renata Ramos Carvalho, Keides Batista Vicente e o professor Renato Barros de Almeida, da linha de pesquisa “Estado, Trabalho e Políticas Educacionais”, representaram o PPGE|UEG em reunião com autoridades e representantes de redes, institutos de investigação, programas de pós-graduação e associações.
O encontro teve como proposta discutir uma agenda de trabalho baseada, em um primeiro momento, no intercâmbio sobre a situação da investigação educativa nos distintos países e, em particular, os avanços e limitações da produção de conhecimentos nas diversas linhas de investigação e áreas temáticas. Em segundo momento, o diálogo se focou nas estruturas institucionais e formas de organização dos investigadores, com o objetivo de comparar experiências, delineando relações de cooperação e intercâmbio entre redes, institutos, programas e associações.
A professora Renata Ramos, ex-coordenadora do PPGE, apresentou o programa. Na ocasião, enfatizou a participação de docentes e discentes com o financiamento da UEG, recebendo aplausos de todos os participantes da reunião. Informou ainda que a universidade também dispõe da UEG TV, que poderá ser parceira da Alie. Segundo ela, os participantes saem do evento com excelentes expectativas para a UEG e PPGE em relação a esses pontos discutidos.
Sobre a associação
A Alie é um associação fundada em 2024, que tem como foco a pesquisa produzida na América Latina e Caribe. Entre seus objetivos, está acentuar o lugar acadêmico dos diversos grupos, associações, pesquisadores e instituições dessa parte do sul global e consolidar, por meio da pesquisa e sua difusão, o campo educacional crítico. Propõe-se também a promover a cooperação e o intercâmbio regional, incidir em debates e políticas públicas sobre educação, bem como tecer laços acadêmicos em prol do fortalecimento dos princípios e ações fundamentais para a promoção dos direitos humanos, da democracia e da diversidade.
Incentivo da UEG
Todos os participantes tiveram financiamento do Pró-Programas ou do Pró-Eventos, programas de recursos próprios da UEG, o que ressalta a importância do financiamento para a pesquisa e produção acadêmica promovida pela universidade. Com a experiência formativa em território internacional, professores e acadêmicos retornam à UEG e ao programa com proposições, novos olhares para a pesquisa em educação e novos laços entre pesquisadores, o que induz à contínua qualificação do PPGE|UEG.
(Comunicação Setorial|UEG)