A segunda edição do Seminário de Integração do CriaLab|UEG ocorreu nesta segunda feira (06/10) na Sala Beto Leão, na UnU Goiânia-Laranjeiras. Assim como no primeiro semestre, o evento possibilitou o encontro de servidores, professores e bolsistas num dia de palestras sobre diversos temas caros à vida acadêmica.
Na abertura, o coordenador do CriaLab|UEG, professor Marcelo Costa, destacou o laboratório como um espaço para ensino, pesquisa e extensão. Ele agradeceu à equipe do laboratório e lembrou que no próximo ano, em 2026, o CriaLab|UEG completa uma década de existência, tornando-se um dos principais empregadores de profissionais de Cinema e Audiovisual do estado e uma ponte entre o curso da UEG e a comunidade profissional externa.
A ouvidora e professora da UEG, Edna Duarte, seguiu com as palestras matutinas, tratando do tema: Como estão as relações no ambiente de trabalho? Uma conversa sobre respeito e assédio nos locais de atuação da Universidade. Com dados estatísticos e pesquisas, a professora apontou para a complexificação das relações de trabalho no mundo atual e recordou da importância do respeito e da transparência no dia a dia profissional e acadêmico.

A professora Paula Chagas fechou o período da manhã com a palestra: “Empatia e Comunicação Assertiva no Serviço Público.” Como historiadora, ela trouxe uma visão em perspectiva cronológica para tratar das especificidades da Universidade como ambiente científico e sociocultural. Em sua palestra, a professora falou sobre o combate aos preconceitos do senso comum a partir de uma busca pelas origens dos discursos.

O professor Fernando Costa iniciou os trabalhos vespertinos com uma palestra bem humorada e instrutiva sobre os usos e abusos da IA na educação brasileira. Ele respondeu a muitas perguntas da plateia, interessada na temática que tem dominado a discussão sobre comunicação, criatividade e tecnologia nos últimos anos.

A professora Júlia Mariano, que faz parte do grupo de professores pesquisadores vinculados ao CriaLab|UEG tratou do tema "Comunicação em Linguagem Simples". E o professor Francisco Pereira, da Secretaria de Estado de Administração de Goiás (Sead-GO) fechou o Seminário com a palestra "Gamificação, Storytelling e Criatividade.


O Seminário de Integração do CriaLab|UEG reuniu antigos e novos integrantes do Laboratório em um dia de troca, aprendizado e reconhecimento coletivo.Ele reforça, assim, a prática organizacional do laboratório ao possibilitar momentos de qualificação, diálogo e formação da equipe, num esforço de conectá-la a temas importantes para a melhoria das rotinas de trabalho e da convivência.
© Morpheus 2016. >> Desenvolvido pela Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.