Chat GPT é tema de oficina na UEG

22/03/2023

As tecnologias digitais tem ocupado cada vez mais espaço nas práticas docentes, nos mais variados níveis de oferta educacional, diante dessa realidade, o Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual - CriaLab|UEG e o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede - Cear|UEG abrem inscrições para oficinas que irão discutir as relações entre a educação e as tecnologias digitais, bem como a produção de conteúdos educacionais.

O objetivo das oficinas é o de melhorar a capacitação de docentes no uso das tecnologias digitais em sua prática pedagógica, por isso temas como produção de videoaulas, criação de podcasts, gestão de arquivos digitais, fotografia digital, direitos autorais na internet e técnicas de entrevista, serão alguns dos temas que serão ofertados ao longo dos próximos messes.

No dia 30 de março ocorrerá a oficina sobre Chat GPT: entre o encantamento e o temor pela inteligência artificial, que irá discutir como a inteligência artificial está impactando a produção de conhecimento e levantando discussões sobre qestões como a criatividade e a autoria nesse cenário de produção de conteúdos de forma automatizada pelos diversos dispositivos de inteligência artificial, como é o caso do Chat GPT.

O Chat GPT tem gerado muita polêmica entre a comunidade acadêmica e setores criativos, uma vez que é capaz de produzir textos automatizados em diversos formatos em segundos a partir de algorítmos.

A oficina será ministrada pela professora Carla Conti, docente da UEG, da Unidade Universitária de Inhumas. Carla é doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, UFRJ/UEG e Pós-Doutora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Letras e Linguística pela (UFG), especialista em Psicopedagogia, Avaliação Institucional e Docência Universitária. Graduada em Letras Português Inglês. Coordena o grupo de pesquisa sobre Formação de Professores de Línguas (GEFOPLE-UEG/CNPq). Participa do Grupo de Pesquisa Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/UNB/UEG/CNPq); do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (USP/CNPq); do Projeto Teachers of English in Action (TEIA/UEL). Atua como docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão, Educação e Tecnologia, ambos da Universidade Estadual de Goiás. Os temas de interesse incluem abordagem transdisciplinar, formação de professores, cultura digital e multiletramentos.

As vagas das oficinas são ofertadas prioritariamente para professores e professoras que atuam em cursos na modalidade EaD, mas também para docentes da UEG e da comunidade externa que tiverem interesse pelas oficinas.

As atividades terão duas ofertas, a primeira PRESENCIAL, no Auditório da Biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer (prédio quadrado), em Goiânia, e a segunda, TELEPRESENCIAL, por meio de uma sala de aula online. Para se inscrever, basta clicar AQUI e fazer a sua inscrição.


Veja abaixo a oferta de oficinas:

30 de março, das 14h30 às 16h30 - Chat GPT: entre o encantamento e o temor pela inteligência artificial

27 de abril, das 14h30 às 16h30 - Comunicação Pública e a Universidade

25 de maio, das 14h30 às 16h30 - Direitos autorais na internet

22 de junho, das 14h30 às 16h30 - Práticas de produção de videoaulas em estúdio


Próximas ofertas:

Criação e produção de podcasts

Básico de fotografia digital

Técnicas de entrevista

Produção de videoaulas

Edição de áudio para podcast

Direitos autorais na Internet

Desvendando os arquivos digitais: macetes para manipular imagens e sons

Produção de material gráfico - slides e posts

Além dos slides: turbine a sua apresentação