CriaLab e ESML apresentam “Bachianas Brasileiras”

22/11/2022

O Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação Audiovisual (CriaLab) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em parceria com a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), apresentam o projeto Bachianas Brasileiras, com estreia no Youtube da UEG TV nesta quarta-feira, 23 de novembro, às 16h (horário de Brasília). Essa parceria possibilita a partilha de conhecimentos e práticas para produção de conteúdo audiovisual e fonográfico, com o objetivo de dar maior dimensão e alcance aos trabalhos que já se realizam em ambas as instituições.

O projeto Bachianas Brasileiras envolve uma série composições de Heitor Villa-Lobos escritas a partir de 1930. Nessas suítes, escritas para formações diversas, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música caipira) às formas pré-clássicas no estilo de Bach. Ressalte-se, aqui, que o sufixo -ana é frequentemente usado nos títulos de obras musicais, como uma forma de um compositor prestar homenagem a um compositor anterior ou a um intérprete famoso. Essa homenagem a Bach também foi feita por compositores contemporâneos, como Stravinski.

São trechos famosos de Bachianas a Tocata (O Trenzinho do Caipira), quarto movimento da n° 2; a Ária (Cantilena), que abre a de n° 5; e o Prelúdio (Introdução), o Coral (O Canto do Sertão) e a Dança (Miudinho), todos na n° 4. Serão apresentadas as Bachianas nº 4, 5 e 6.

A Prof.ª Dr.ª Thais Oliveira, vinculada ao curso de graduação em Cinema e Audiovisual da UEG, reforça que a parceria entre a UEG e a ESML possibilita a cooperação internacional de filmes, séries, clipes e materiais audiovisuais e fonográficos e o intercâmbio cultural entre professores, alunos e técnicos dessas instituições.

Caio Rodrigues, diretor artístico do projeto, afirma “que o sonho de qualquer produtor cultural é poder contar com uma equipe dedicada e empenhada que torna possível realizar ações maiores do que um indivíduo conseguiria. Este projeto foi um desafio delicioso, uma coprodução internacional que envolveu duas importantes instituições de ensino, alunos e professores, com o intuito de produzir uma experiência que enriquecesse de várias formas todos os participantes. Conseguimos alcançar nosso objetivo e tenho certeza de que falo por todos quando digo que esta experiência foi muito gratificante. Fica clara a potência da educação, da arte, da cultura e da ciência em aproximar pessoas e nações”.

A equipe é composta por Sérgio Henriques, Caio Rodrigues, Beatriz Ferreira, David Pissarro, Duarte Guelha, Beatriz Ferreira, Eva Aguilar da Escola Superior de Música de Lisboa e por Victoria Nolasco, Thaís Oliveira e Marcelo Costa da Univesidade Estadual de Goiás.

Acompanhe as Bachianas Brasileiras no link: https://www.youtube.com/watch?v=V3oz0lW2Q_E&list=PLkcaFk7ukgQ2Af7dyQcXYtceq5GCt3Twe

Coordenação técnica - Sérgio Henriques

Direcção artística - Caio Rodrigues

Piano: Filipe Gaio Pereira

Flauta: Ana Luisa Catanho

Fagote: Sílvio Lopes Soares Almeida

Guitarra Clássica: Francisco Anjos

Soprano: Cláudia Anjos

Captação de áudio - Caio Rodrigues, Beatriz Ferreira, David Pissarro, Duarte Guelha.

Filmagem - Beatriz Ferreira, Caio Rodrigues, Eva Aguilar.

Iluminação -  Beatriz Ferreira, Caio Rodrigues, Eva Aguilar.

Edição de vídeo: Victoria Nolasco.

Supervisão de Pós-produção: Thais Oliveira e Marcelo Costa.