A produção audiovisual em Goiás ainda é um desafio, um projeto em construção. Como já disse o pioneiro do cinema por estas bandas, o cineasta João Bennio: “Aqui nós não temos que abrir passagem, nós temos que dinamitar o caminho”. As distinções entre o litoral e o sertão, embora não condigam mais com os tempos contemporâneos, ainda são uma constante, sobretudo nas relações de poder que operacionalizam a distribuição de recursos para o incentivo da produção local e, é claro, nas construções dos bens culturais, com destaque para o cinema e o audiovisual. Desse modo, a criação de janelas para dar visibilidade às produções audiovisuais e também às pesquisas e às reflexões sobre os modos de fazer cinema e audiovisual no território goiano é fundamental.
Criado em 2006, o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás figura entre os pioneiros no Centro-Oeste brasileiro. Ao longo desses 16 anos de existência, tem “dinamitado o caminho”, promovendo formação profissional de qualidade, pesquisas com relevância científica e ações de extensão que proporcionam o diálogo da academia com a comunidade.
Este livro é fruto das pesquisas desenvolvidas por estudantes e docentes do curso de pós-graduação lato sensu em Cinema e Audiovisual: processos e linguagens de realização da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária Goiânia-Laranjeiras, realizado entre os anos de 2016 e 2017.
Com a publicação, pretendemos visibilizar não só a produção científica da Universidade Estadual de Goiás, mas também possibilitar o acesso do público interessado a reflexões que versem sobre processos de realização audiovisual e análises que abordem temas como: cinema ensaístico, inclusão, política, diversidade, gênero, roteiro e sonoridades.
Nos textos que trazemos nesta publicação, apresentamos alguns recortes que possibilitam o trânsito entre discussões que evidenciam não só a discussão sobre linguagens, mas também sobre algumas possibilidades de processos de realização audiovisual. A obra está dividida nas seguintes seções temáticas: Do ensaístico às possibilidades da inclusão no audiovisual; Diversidade, política e questões de gênero; Narrativas em processamento; e Som e sons.
Convidamos a todas e todos a se colocarem como nossos interlocutores nesse vasto campo de produção e reflexão sobre o cinema e o audiovisual. Boa leitura.
Prof. Dr. Marcelo Costa
Organizador
A publicação tem a assinatura da Editora UEG e está vinculada ao Grupo de Pesquisa Centro de Realização e Investigação Audiovisual - CRIA (UEG/CNPq) e ao Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual - CriaLab|UEG, ambos associados ao bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária Goiânia-Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás.
O projeto gráfico conta com a assinatura do professor Juan Ospina e com imagens de autoria do professor Rafael de Almeida.
SEÇÃO 1: DO ENSAÍSTICO ÀS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NO AUDIOVISUAL
Do acontecimento privado ao público: a voz-over no filme ensaio
Fernão Carvalho Burgos
Rafael de Almeida
Film (1965) – O ensaio no cinema e a filosofia de Berkeley no cinema beckettiano
Adriel Diniz dos Reis
Rafael de Almeida
Achados e perdidos: do found footage ao filme-ensaio em Drežnica
Renata Rosa Franco
Rafael de Almeida
BiblioLibras – Biblioteca bilíngue de literatura infantil e juvenil em Libras/ português: relato de experiência do processo de préprodução, produção e pós-produção audiovisual
Rhanna Asevedo
Marcelo Henrique da Costa
SEÇÃO 2: DIVERSIDADE, POLÍTICA E QUESTÕES DE GÊNERO
Criação de sentido e produção de efeitos em Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queiroz – Estratégias de realização pautadas nos modos do excesso
Yuri Cruvinel Ribeiro
Ana Paula Silva Ladeira Costa
Junho, o mês que abalou o Brasil – Juventude, contestação e a montagem na construção fílmica: do jornalismo ao cinema documentário
Cláudia Peixoto Cabral
Ana Paula Silva Ladeira Costa
Relações abusivas no cinema: uma breve análise da personagem Harley Quinn
Nikolly dos Santos Neto
Ana Paula Silva Ladeira Costa
Sessões de leitura e portais de jade: a construção da sexualidade em A Criada
Ana Maria Antunes Monteiro
Ana Paula Siva Ladeira Costa
SEÇÃO 3: NARRATIVAS EM PROCESSAMENTO
O Estrangeiro: a jornada do herói absurdo
Rafael Souza Simões
Joanise Levy
Terror e horror como ferramentas de construção de medo no cinema: da apreensão à realização
Amanda Ramos
Thaís Oliveira
A narrativa interativa nos videogames e a proposta de “experiência de jogo”
Henrique Rodrigues Pereira Menezes
José Eduardo Ribeiro Macedo
YouTube: profissão ou apenas plataforma a partir do estudo de caso do canal Minha Brasília
Laryssa Machado Gomes
Marcelo Henrique da Costa
A produção do programa televisivo Suprassumo - Episódio 1: Cultura para todos os públicos
Maria José Alves
Welbia Carla Dias
SEÇÃO 4: O SOM E OS SONS
Do seriado ao videoclipe: a montagem como ferramenta criativa e artística para novas obras
Diego D’Ascheri Ramirez Bazán
Geórgia Cynara Coelho de Souza
Som direto no filme Doklin: concepção, realização e reflexão
Fausto Borges
Sandro de Oliveira
O som e a direção de arte no cinema
Débora Corrêa Alves
Geórgia Cynara Coelho de Souza
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