Não ter um lugar onde crianças pudessem aprender programação incomodava um grupo de jovens da Universidade Estadual de Goiás. Por isso, Mateus Nascimento, Munike Lamounier, Silas Júnior e Túlio Vital, alunos do curso sistema de informação, criaram o Gênios de Turing. O projeto, elaborado em 2014 e inicialmente voltado somente para a faculdade, se transformou em um grupo de extensão, com o objetivo central de introduzir a programação como uma matéria curricular no ensino fundamental.
Para que os objetivos sejam atingidos, as crianças utilizam uma ferramenta que ensina programação a partir da lógica do Lego e a ferramenta Code.org, com a qual os jovens programarão jogos sobre filmes infantis.
Outro objetivo do projeto é incentivar as meninas a aprender programação. Segundo eles, o setor ainda é dominado pelos homens, o que acarreta certo preconceito perante o público feminino na área.
Os acadêmicos defendem que aprender a programar ajuda não só na informática, mas em todos os componentes curriculares. Segundo Silas, a programação para crianças é de extrema importância, apesar desse cenário se mostrar em estágio inicial no Brasil. “O movimento A Hora do Código apoia a programação para crianças e mostra que a atenção delas aumenta em cerca de 70%, preparando melhor para o ensino superior”.
Os Gênios de Turing já passaram por várias cidades de Goiás, São Paulo e Porto Alegre oferencendo oficinas e workshops. Em 2015 e 2016, mais de 150 crianças tiveram o primeiro contato com a programação.
Em 2015, o projeto foi escolhido como representante de Goiás e está entre os 100 melhores projetos brasileiros voltados para a educação, segundo o Mapa Educação. Em 2016, foram finalistas do prêmio MundoGeo, que tinha como objetivo premiar diversos projetos no Brasil.
Fonte: Entrevista do Gênios de Turing concedida ao PorVir
Para saber mais sobre os Gênios de Turing: