No próximo dia 12 de maio, o professor Fernando Lemes, do curso de História, realizará uma conferência de lançamento do seu novo livro A primeira grande corrida do ouro no Ocidente e a invenção do campo político em Goiás (1707-1749). O evento ocorrerá no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) em Goiânia e contará com a presença dos discentes do curso.
Interrogado sobre o conteúdo do livro, Fernando respondeu:
"Neste livro investigo os contornos sinuosos dos ordenamentos políticos e institucionais nas primeiras décadas do século 18, ao longo do período de formação das sociedades mineradoras na América portuguesa e, especialmente, durante o processo de constituição dos núcleos iniciais de povoamento em Goiás, observando, sobretudo, o nascimento da sociedade e a emergência do campo político, durante a primeira grande corrida do ouro no Ocidente. Procuro, também, elucidar a invenção e os desdobramentos de uma conjuntura demográfica e econômica, bem como dos aparatos que conferem autoridade e submissão que, pouco a pouco, vão se sobrepondo às configurações iniciais e formatando o tecido social conjugado aos jogos de força que capturam os interesses dos atores políticos coloniais. Neste processo de transição, é o projeto de Lisboa que norteará a observação: pouco a pouco, vão se compondo e recompondo os mecanismos de exploração, aperfeiçoados pelas estratégias de governação da Coroa, exercidos sobre os sujeitos e agentes que participam do empreendimento da conquista".
Fernando Lemes é Doutor em História pela Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris III e professor no Programa de Pós-Graduação Territórios e Expressões Culturais no Cerrado - TECCER - , da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Além disso, é membro da Rede de Estudos Ibéricos eIbero-americanos - REIA.