Pioneiro em Goiás, o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás, possui uma matriz curricular atual, concebida a partir da observação atenta das transformações da área, tanto no universo acadêmico como no âmbito profissional.

A permanente reflexão que deu origem ao formato do curso leva em conta as múltiplas atividades que compõem a profissionalização e o aprimoramento da produção audiovisual, contemplando de maneira equilibrada as demandas de formação teórica, crítica e técnica.

No Brasil, os cursos de Cinema e Audiovisual surgiram na primeira década do século XXI, recebendo a herança das extintas graduações em Rádio e TV. Isso significou um desenvolvimento da área em direção às formas mais recentes de comunicação midiática. A nomenclatura dos cursos que nasceram nas últimas duas décadas é diversa, variando segundo as universidades que os oferecem: Imagem e Som, Audiovisual, Midialogias, Cinema e Audiovisual etc.

Todavia, o eixo comum da formação nestes cursos é facilmente reconhecido. Trata-se de lidar com as práticas e problemas que o aprofundamento de uma sociedade cada vez mais midiática nos apresenta. Nesse contexto, os/as estudantes de Cinema e Audiovisual da UEG encontram um espaço para qualificar a sua relação com as imagens e sons que circulam entre nós, tornando-se, ao mesmo tempo, criadores habilitados para uma compreensão crítica da sua própria produção audiovisual. (Fonte: http://sau.audiovisual.ueg.br/)

 

Curso de Cinema e Audiovisual 
Coordenador: José Eduardo Ribeiro Macedo
Assistente: Américo José de Borba
Site: http://www.cinemaeaudiovisual.ueg.br/

Campus UEG Goiânia Laranjeiras
Diretor: Rafael de Almeida Tavares Borges
Endereço: Rua Prof. Alfredo de Castro, 9175, Parque das Laranjeiras, Goiânia/GO.