Com espírito inovador e colaboração entre instituições, estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG – Unidade Universitária de Posse) e do Instituto Federal Goiano (IF Goiano – Câmpus Posse) foram os grandes vencedores do Desafio AgroStartup 2025, realizado em Posse-GO. O grupo idealizou o projeto YSense — um sistema inteligente de sensores para monitoramento da umidade do solo e do ar com transmissão de dados em tempo real via Bluetooth para um aplicativo mobile. A proposta tecnológica busca oferecer baixo custo, alta precisão, portabilidade e eficiência no controle de umidade, sendo uma solução promissora para pequenos e médios produtores que enfrentam desafios na irrigação e no manejo adequado do solo.
A equipe vencedora foi composta por cinco acadêmicos, sendo Luis Gustavo M. Feitosa e Jhonantan Filho, estudantes do curso de Sistemas para Internet da UEG – UnU Posse, e Anderson Gomes, Felipe Castro e Lucas Toledo, estudantes do curso de Agronomia do IF Goiano – Câmpus Posse. A união de saberes da tecnologia e das ciências agrárias foi essencial para o sucesso do projeto.
Além do primeiro lugar, a UnU Posse também foi destaque com mais equipes classificadas para a próxima etapa do desafio, com os projetos RuralMind e AgroBisnes. O RuralMind é uma inteligência artificial integrada ao mobile, projetada para atuar como consultora financeira no agronegócio, oferecendo análises de custos, previsões de receitas e insights personalizados para auxiliar os produtores na tomada de decisões estratégicas. A equipe responsável por essa proposta é composta por Matheus Lucas de Souza Santos, Kauany Ramos Torres, Sabrina Barbosa de Sousa, Aécio Alves da Conceição e Tiago Antonio de Souza. Já o projeto AgroBisnes apresentou uma proposta voltada à comercialização de grãos, com foco na maximização da rentabilidade, segurança nas operações e previsibilidade de receita, utilizando diferentes modalidades como venda spot, contratos futuros, barter e hedge, com apoio de parcerias estratégicas com tradings e cooperativas. A equipe é formada por Isaak, Ryan, Janaína e Pedro.
Sobre o Desafio AgroStartup 5.0
O Desafio AgroStartup 2025 é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da FAPEG, em parceria com o Senar-GO e o Sebrae-GO. Com foco no conceito de Agro 5.0, o programa estimula a criação de soluções tecnológicas inovadoras para o agronegócio, envolvendo áreas como automação, IoT e inteligência artificial.
O evento é dividido em etapas de ideação, capacitação e apresentação dos projetos. Os melhores trabalhos recebem apoio financeiro e mentorias para transformar as ideias em soluções reais aplicáveis no campo. Ao todo, serão distribuídos R$ 720 mil em subvenções financeiras, com cada um dos 12 projetos vencedores recebendo R$ 60 mil para transformar suas soluções em realidade no campo.
Participação que transforma
Para Luis Gustavo, participar do desafio foi um divisor de águas:“Foi um ambiente dinâmico, cheio de aprendizado prático e troca de ideias. Saí com uma nova mentalidade, reconhecendo minhas habilidades e onde posso evoluir.” Jhonantan também destacou o impacto pessoal da experiência:“Superou todas as expectativas. Desenvolvi habilidades, quebrei barreiras e aprendi muito com a equipe e com o evento. Foi transformador.”