Delegação da Universidade de Pequim visita UEG

Estabelecer parceria com a UEG foi o objetivo da visita da delegação da Universidade de Pequim à Instituição na manhã desta terça-feira, 20, em Anápolis. A delegação foi recebida pelo Reitor Haroldo Heimer, acompanhado pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Harlen Inácio dos Santos, pelo Gerente de Pesquisa, Hamilton Napolitano, e pelo Coordenador de Relações Internacionais, Gilson Scharnik.

O representante do reitor daquela instituição, Liu Tonghua, disse que há interesse em estabelecer uma parceria com a UEG nas áreas de fitoterapia, botânica e produção farmacêutica. Liu salientou que a China tem tradição milenar na utilização de plantas medicinais, é um país em desenvolvimento como o Brasil e, por isso, é importante a cooperação entre os dois países. O professor Liu Tonghua, que é diretor do Departamento de Pesquisa Científica da Universidade de Pequim, disse que a Instituição tem pesquisas importantes com fármacos, com bons resultados na cura do câncer de pulmão

O reitor Harodo Reimer deu boas-vindas aos professores e enalteceu a cultura milenar da China, como também as semelhanças entre os dois países. A nona posição que Goiás ocupa na economia brasileira, bem como o papel que a UEG desempenha no processo de crescimento do Estado foram abordados pelo reitor. “A UEG vem crescendo no campo das pesquisas e uma parceria com a Universidade de Pequim é bem-vinda”, salientou. O reitor propôs que fosse elaborada uma minuta de convênio a ser celebrada entre as duas instituições, o que deve ser formalizado até o final da visita da delegação a Goiás.

Logo após serem recebidos pelo reitor, os professores visitaram o Laboratório de Biodiversidade dos cursos de Farmácia e Biologia e também o Laboratório de Ciências Farmacêuticas, quando foram acompanhados pelas professoras Josana de Castro e Joelma de Paula, da Unidade Universitária de Anápolis – UnUCET.

Outras visitas
No período vespertino os assessores de Relações Internacionais da UEG, Hebert Melo e Patrícia Jacinto, acompanharam a delegação em visitas ao setor de negócios de Anápolis. Os professores foram a indústrias farmacêuticas no DAIA e ao Porto Seco Centro-Oeste, onde conheceram a produção farmoquímica do Estado e também todo processo de importação e exportação de Goiás. Em visita a um laboratório de medicamentos naturais, o professor Liu Tonghua destacou a importância da medicina alternativa explicando que na China a produção de medicamentos com plantas é uma fonte de energia.

A delegação ficará em Goiás até sexta-feira, 23, e cumprirá agenda em Pirenópolis e Goiânia.

(Dirceu Pinheiro)

Notícia publicada em 21/03/2012