Divulgado editais do Programa Ciência Sem Fronteiras para sete países

A CAPES e o CNPq divulgaram na semana passada editais para seleção de alunos para sete países. As chamadas públicas são para Portugal, Espanha, Bélgica, Austrália, Coreia do Sul, Canadá e Holanda, onde os estudantes poderão cursar disciplinas. Para Portugal e Espanha não será necessário o exame de proficiência em língua estrangeira.

A inscrição pelo site do Programa começará a partir do 1º de Abril e se estenderá até o dia 30 de Abril. A Coordenação Geral de Relações Institucionais e Internacionais (CGRI) da Universidade Estadual de Goiás, lançará um Edital Complementar para seleção de discentes nas áreas prioritárias destas chamadas públicas.

O aluno da UEG poderá fazer a inscrição até o dia 30 de Abril para as Chamadas Públicas pelo site do Ciência Sem Fronteiras http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1, escolher um país, observar a exigência de cada edital e apresentar respectiva candidatura à CGRI, inclusive com exame de proficiência de língua estrangeira (se houver necessidade), Declaração de Matrícula, Histórico Acadêmico, Comprovante da Candidatura e Currículo Lattes disponível em http://lattes.cnpq.br/

Para as cota institucionais, em breve será lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PrP) da UEG, um Edital de seleção para alunos com vínculo de iniciação científica.

Seleção

Em 2011, o Programa Ciência Sem Fronteiras selecionou 17 alunos da UEG e todos já se encontram em estudos no exterior. A maior demanda foi para os Estados Unidos e Portugal. Na Chamada Pública que encerrou em Janeiro de 2012 o Programa selecionou 5 alunos da UEG para mobilidade internacional. Para essas novas chamadas as demandas serão maiores.

Para 2012 a perspectiva é que a UEG lance Editais Complementares para as Chamadas Públicas e a PrP lance um Edital para seleção de 16 bolsas da cota institucional, para totalizar 26 vagas destinadas pelo CNPq à UEG.

CAPES e CNPq juntaram esforços para estimular a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos e graduados.

Os alunos interessados podem entrar em contato pelos telefones da CGRI – (62) 3328-1423 e da Coordenação de Iniciação Científica – (62) 3328-1442.

(Moema Ribeiro, com informações da CGRI e PrP.)

Notícia publicada em 21/03/2012