Estado de Goiás

Ministério do Trabalho inclui profissão de turismólogo em rol da CBO  

A partir do dia 12 de março o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), passa a incluir no seu rol a ocupação de turismólogo. O CBO é um documento do MTE que reconhece, nomeia e codifica os títulos, descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.

Segundo Marcio Bensuaschi, presidente do Instituto Brasileiro de Turismólogos (IBT), em nota divulgada no site da entidade, essa medida ainda demanda e mostra que há um longo caminho para percorrer, no sentido de trazer maior empregabilidade e maior valorização profissional a essa área. Ele lembra que essa inclusão traz grandes vantagens. “Terá relevância também para a integração das políticas públicas do Ministério do Trabalho e Emprego, sobretudo no que pertence aos programas de qualificação profissional e intermediação da mão de obra, bem como no controle de sua implementação”, diz Bensuaschi no site do IBT.

Ainda segundo o site do IBT, as informações sobre a formação superior para a profissão, bem como as atribuições do turismólogo, serão divulgadas no dia 12, na solenidade de inclusão que ocorrerá em Brasília.

A UEG oferece o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo nas unidades universitárias de Goiás, Niquelândia e Pirenópolis.

(Marcelo Tavares)

Notícia publicada em 06/03/2012
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás