A Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV) está com inscrições abertas para seleção de estudantes brasileiros até o dia 10 de março. O curso tem duração de três anos, com início previsto para setembro desse ano e término para julho de 2014. Estão disponíveis especializações em Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição e TV (especialidade nova) e Novas Mídias. Cada candidato deverá optar por apenas uma destas especializações.
Além de Goiânia, a seleção também ocorre em Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Florianópolis (SC) e Belém (PA). Em Goiás, para se inscrever o candidato deve acessar o site da www.agepel.go.gov.br ou www.eictvpara.blogspot.com para retirar a ficha de inscrição e também o edital da seleção. Após preenchida a ficha, os candidatos devem encaminhá-la para o e-mail eictvbrasil@gmail.com.
A participação para esta seleção exige algumas condições e documentos: ter idade entre 22 e 29 anos; preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição para a comissão local (o candidato deverá levar uma cópia impressa no dia da prova); apresentar certificados de cursos e diplomas (cópias autenticadas); currículo impresso; apresentar carta de motivação, com pelo menos três laudas, que justifique o interesse em estudar cinema (com cópia em espanhol); autorretrato do candidato em qualquer suporte, técnica ou formato; portfólio com materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa e outros, em que tenha atuado, de forma comprovada; pagar taxa de R$ 50 (em dinheiro, no dia da prova); entregar seis fotos, tamanho 10 x 10 cm (uma delas deverá ser afixada na ficha de inscrição) e certificado médico de aptidão física e mental. Toda essa documentação deve ser entregue no dia 16 de março.
Vagas
Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. A seleção será realizada através de duas provas: de conhecimentos gerais e uma prova correspondente à especialização que escolheu. Os candidatos aprovados nas provas escritas passarão por entrevista oral no dia seguinte (17 de março). A comissão julgadora, então, realiza uma pré-seleção indicando os melhores candidatos em cada especialização. A organização da seleção lembra que todo processo será realizado em português.
Em Goiânia, os testes para seleção serão realizados nos dias 16 e 17 de março. A seleção, prova escrita e entrevistas serão realizadas no Centro Cultural Cara Video na rua 83, Setor Sul. Se o candidato for aprovado para os três anos de curso, a matrícula tem custo de 5 mil euros por ano. Segundo a organização da seleção, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual, subsidiará parte do valor da matrícula. Os estudantes que ingressam no curso têm direito a hospedagem, alimentação, transporte (entre Havana e San Antonio de los Baños), assistência médica, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo. Outras informações podem ser obtidas com coordenador na seleção em Goiânia, Itamar Borges pelo e-mail eictvgo@gmail.com ou pelo telefone: (62) 9236-1776.
(Marcelo Tavares)