Estado de Goiás

UEG seleciona alunos para Projeto Rondon  

Os alunos da UEG interessados em participar da Operação Pai Francisco do Projeto Rondon, no município de Guimarães, no Maranhão, têm até o próximo dia 25 de novembro para se inscreverem na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.

Serão oferecidas duas vagas aos alunos do curso de Educação Física e outras duas aos alunos de Enfermagem e/ou Ciências Biológicas de qualquer unidade universitária. Segundo a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UEG, a seleção para a equipe de rondonistas da Universidade está sendo aberta a esses cursos por apresentarem maior afinidade com as atividades definidas pela proposta de trabalho aprovada no Ministério da Defesa e pelo diagnóstico realizado em Guimarães, no mês de outubro, durante a viagem precursora ao município.

A UEG foi a única instituição de ensino superior de Goiás escolhida para participar do Projeto. A proposta da Universidade foi elaborada pelo professor Carlos Cipriano, da Unidade Universitária de Goiânia-Laranjeiras e contará ainda com a participação de quatro alunos do curso de Comunicação Social/Audiovisual: Ricardo Nogueira, Érika Rodrigues, Kely Carvalho e Thaís Robaina, que sugeriram as oficinas que constam no projeto original.

A equipe da UEG que irá participar do Projeto Rondon, entre os dias 20 de janeiro e 5 de fevereiro de 2012, realizará atividades na sede do município de Guimarães e nos povoados mais afastados, como algumas comunidades quilombolas do município. Os acadêmicos de Educação Física ficarão responsáveis por atividades recreativas e práticas esportivas. Já os alunos de Enfermagem ou Ciências Biológicas ministrarão palestras de saúde preventiva.


Inscrições

Terão prioridade os alunos que já concluíram mais da metade da carga horária do curso, preferencialmente os que estiverem cursando as séries finais no ano letivo de 2012.

Para fazer a inscrição o aluno deve conhecer todo o conteúdo do Guia do Rondonista, disponível no Portal do Projeto Rondon - http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/index/downloads/area/D/module/default; e encaminhar currículo e formulário de inscrição preenchido para o e-mail extensao@ueg.br até o próximo dia 25 de novembro.

A divulgação do resultado da seleção será feita pelo site da UEG (www.ueg.br, no link Extensão), a partir do dia 30 de novembro.


Cronograma

25 de novembro – prazo final para inscrição de alunos para seleção da UEG;

30 de novembro – divulgação do resultado da seleção dos alunos no site da PrE/UEG;

5 de dezembro – prazo final para cadastros dos rondonistas no Portal do Projeto Rondon;

20 de janeiro – embarque da equipe para São Luís (MA);

22 de janeiro – chegada ao município de Guimarães (MA);

23 de janeiro a 3 de fevereiro – trabalhos no município de Guimarães (MA);

3 de fevereiro – retorno da equipe para São Luís (MA);

5 de fevereiro – retorno da equipe para Goiânia (GO).

Em julho passado a UEG participou da Operação Peixe-Boi do Projeto Rondon, realizada no município de Boa Vista do Ramos, Estado do Amazonas. A atuação da Universidade foi registrada no blog www.rondonbvr.blogspot.com.


(Dirceu Pinheiro)

Notícia publicada em 08/11/2011
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás