Jornalista da Unicentro destaca uso de mídias sociais

As redes sociais em nome de uma comunicação mais colaborativa e participativa. Essa foi a mensagem que o convidado especial Marcio Fernandes passou aos servidores da Universidade Estadual de Goiás durante o II Seminário de Comunicação da UEG, realizado na semana passada pela Coordenação Geral de Comunicação. Marcio é jornalista e há alguns anos está à frente da Coordenação de Comunicação da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), que possui oito campis no Estado.

Para realizar uma comunicação que atinja um maior número de pessoas e que possa ajudar a mensurar o resultado de sua penetração, o professor citou o uso de ferramentas como You Tube e Facebook. “Você consegue visualizar os resultados, o retorno que as pessoas dão. A gente tem trabalhado bastante com o Facebook e as pessoas postam comentários, elogiam, xingam”, explica Marcio Fernandes, afirmando que por a comunicação ser intangível, você não pode pegá-la e, portanto, os resultados não são tão matemáticos como outras áreas. “Mas as mídias sociais podem dar uma direção sobre o que está sendo produzido”, atesta.

O jornalista também falou da normatização e modos de se fazer uma comunicação institucional mais adequada, explicando a importância de estabelecer regras para publicação de materiais institucionais, já que num universo como a academia atender a todos ao mesmo tempo é inviável. “Você quer produzir seu material? Que faça, mas explico quais são as regras”, afirmou o professor completando que é preciso uniformidade no que é feito na Universidade.

O II Seminário de Comunicação da UEG contou com a participação de 110 servidores da instituição, que irão colaborar com a Coordenação de Comunicação na publicação de notícias e reportagens sobre a instituição, de forma que todas as Unidades e Polos sejam contemplados. A entrevista completa de Marcio Fernandes pode ser conferida na reportagem acima.

(Marcelo Tavares)

Notícia publicada em 01/11/2011