O primeiro dia de eventos do VIII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás (Cepe|UEG) reuniu a comunidade acadêmica para discutir os "Desafios e perspectivas da universidade pública para o pós-pandemia". Com programação transmitida 100% on-line, foi possível promover uma série de ações simultâneas, ampliando ainda mais as discussões.
Na conferência de abertura, o filósofo Mário Sérgio Cortella realizou a palestra “Os rumos da universidade pública no pós-pandemia, com foco nas relações humanas entre professores, técnicos e alunos”. O palestrante, reconhecido nacional e internacionalmente, é formado em Filosofia, mestre e doutor em Educação. Ao todo, já publicou 47 livros publicados no Brasil e exterior.
Cortella abordou questões relacionadas à atuação da universidade pública. “A finalidade do poder é servir, não se servir. Seja ele qual for: do conhecimento, magistério, político, gestão… É importante que a universidade pública consiga, na sua comunidade tripartite (alunos, professores e técnicos), ter uma presença no Estado de Goiás que seja retornante daquilo que a comunidade de cidadãos remunera por intermédio da arrecadação tributária”, disse.
Na visão do professor, as universidades estaduais, por conta da localização e relevância, além de conhecimento da regionalidade, têm uma expressividade muito grande. “A presença na comunidade faz com que haja um movimento de dupla mão, em que a comunidade sustenta e tem um retorno”, ressaltou Cortella.
O reitor Antonio Cruvinel abriu o Congresso dando boas-vindas a toda a comunidade acadêmica. “A UEG está passando, como é natural dentro de uma instituição de ensino superior, ao desafio de sempre se reestruturar. Mas agora, de uma forma basilar que permita que a universidade cresça. Buscar uma universidade cada vez mais estável, que busca crescer e que busca ouvir”, avaliou. “Este é um momento de muita alegria e de certeza de que a Universidade sairá ainda mais consolidada por esse congraçamento que o Cepe provoca dentro de nossa comunidade.”
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Programação
Durante a tarde, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, professor Dr. Claudio Stacheira, conduziu o primeiro seminário, que contou com a participação dos professores Dr. Robério Rodrigues Silva (UESB) e Dr. Aldo Nelson Bona (Seti-PR).
Foi realizada, ainda, a palestra “Desafios e perspectivas das licenciaturas na universidade pública brasileira”. que abordou questões relacionadas à cidadania, sociabilidade, liberdade democracia, formação docente e a problemática da desigualdade social, a fim de refletir sobre a questão da educação. O evento foi conduzido pelos professores Dr. Ivo Tonet e Marcos Vinicius Ribeiro.
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O Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas apresentou a palestra “Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo”, que trata das metodologias ativas como um caminho profícuo para a aprendizagem, dando especial destaque a três métodos: Rei e Rainha da Derivada, Summaê e Trezentos. O evento contou com a participação dos professores Rodrigo Messias e com a participação do Prof. Dr. Ricardo Fragelli (UnB).
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O Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas apresentou a palestra "Parceria: tecnologia + educação. What's next?", a fim de discutir os avanços e as dificuldades sobre recursos e ferramentas tecnológicas durante o período de aulas remotas e apresentar possibilidades, ferramentas e recursos para o Ensino Superior no período pós-pandemia. A programação contou com a participação de Alexandre Campos Silva (Head do Google for Education Brasil) e mediação do professor Me. Joilson dos Reis Brito (UEG).
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O Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade apresentou a mesa-redonda “Tendência do uso de tecnologia digital para auxiliar o produtor rural”. O evento contou com a participação do professor Dr. Tavvs Micael Alves (IF Goiano) e a mediação do professor Rodrigo Balduíno Soares Neves (UEG).
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O Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas apresentou a mesa-redonda "Desafios da intervenção profissional em saúde durante e pós-pandemia", com o objetivo de discutir os limites e as superações da intervenção profissional nas áreas da saúde no período de pandemia e perspectivas para o período de pós-pandemia. Participaram os professores Dr. Erikson Custódio Alcântara (UEG) e a Dr.ª Elizabeth Rodrigues de Morais (UEG), com a mediação da Prof.ª Dr.ª Martina Estevam Brom Vieira (UEG).
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Sobre o Cepe
O VIII Cepe segue até o dia 03 de dezembro, com transmissão pelo canal do YouTube da UEG TV. O Congresso é o maior evento da UEG a congregar todas as áreas de formação e conhecimento e ocorrerá nos períodos matutino, vespertino e noturno, com palestras, simpósios temáticos, minicursos, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos.
O VIII Cepe bateu recorde no número de inscritos. Ao todo, foram 576 trabalhos submetidos por acadêmicos bolsistas e docentes vinculados às ações de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG e 2.021 pessoas inscritas, contemplando toda a comunidade acadêmica. As publicações do VIII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG podem ser acessadas no www.cepe.ueg.br.
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(Comunicação Setorial| UEG)