Foi realizada nesta quarta-feira, 29, a 123ª Sessão Plenária do do Conselho Superior Universitário da Universidade Estadual de Goiás (CSU|UEG). Após a aprovação da ata da 121ª Sessão Plenária, os conselheiros aprovaram a pauta da 123ª Sessão, retirando o item que trataria das multas de biblioteca para que o Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais da UEG (Sibre) possa emitir um parecer a respeito.
Na sequência, o reitor Antônio Cruvinel fez os informes da Presidência. Um deles foi o anúncio do retorno da biblioteca virtual (Minha Biblioteca) para acesso dos alunos. O pró-reitor de Graduação, Raoni Ribeiro, informou que a UEG está negociando a disponibilidade da Plataforma Virtual Pearson, com acervo de 8 mil e-books, com acesso ilimitado aos estudantes da Universidade.
Outro informe foi o anúncio feito pelo governador Ronaldo Caiado de que irá pagar progressões e promoções a professores e servidores técnicos-administrativos da UEG em 2022. Segundo o reitor, a equipe de gestão da Universidade se empenhou muito para que isso pudesse acontecer. "Nos próximos dias iremos definir detalhadamente como será feito o pagamento", salientou.
A realização de concurso público para os cursos da área da saúde da UEG foi outro ponto abordado, seguido da discussão sobre a ideia de retorno presencial das aulas. De acordo com Antônio Cruvinel, a proposta de retorno presencial das aulas deve ser apresentada em breve ao Conselho Universitário.
Pela manhã, três pontos da pauta foram aprovados: a homologação de Karla de Aguiar Nascimento (titular) e Francisca Vilândia de Alencar (suplente) como membros da categoria discente da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação; o Relatório Institucional Consolidado do Programa de Educação Tutorial (PET) referente ao ano de 2020; e a designação do conselheiro André Urcino como relator de um recurso de processo administrativo.
Eleições para coordenadores de câmpus
Uma das questões urgentes apresentadas durante a plenária foi a convocação da comunidade acadêmica para consulta pública a fim de constituir listas tríplices para preenchimento de cargos de coordenadores de câmpus, de unidades universitárias e do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear). A pauta foi aprovada durante o Conselho, quando se anunciou que haverá eleições para escolha dos coordenadores no dia 2 de dezembro.
O processo é regido pelo Regulamento Eleitoral da UEG, aprovado pela Resolução CSU nº 961/2020, alterado pela Resolução CSU nº 966/2020.
Regimento Geral da UEG
O Conselho aprovou ainda a criação de uma comissão para análise da minuta do Regimento Geral da UEG. A comissão é composta pelo professor Fábio Santiago Santa Cruz (pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis); professor Rodrigo Messias de Souza (diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas); Marconi Moura de Lima (servidor técnico-administrativo); André Luiz Silva Valente (servidor técnico-administrativo); e João Pedro Souza Pereira (discente).
Os membros da comissão terão prazo de 90 dias para estudar e propor melhorias sobre o assunto. Ao final, será realizada nova reunião para apresentação de apontamentos e aprovação do texto.
A íntegra da plenária está disponível no canal da UEG TV no YouTube.
(Comunicação Setorial|UEG)