No próximo dia 8 de dezembro, às 16 horas, será lançado virtualmente o livro "Ensinando futuros professores: experiências formativas inspiradoras", organizado pela pesquisadora Gabriela Miranda Moriconi, da Fundação Carlos Chagas (FCC), com a participação da professora Katherine K. Merseth, da Universidade de Harvard.
O livro, que apresenta nove experiências pedagógicas exitosas de várias universidades do Brasil, tem um capítulo dedicado a um relato de experiência que ocorreu no Câmpus Nordeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com sede em Formosa, envolvendo estudantes e professores do curso de Pedagogia. Trata-se do trabalho "Opção metodológica para a formação inicial de professores: Relato de experiência de uma construção coletiva no curso de Pedagogia", dos professores Sonia Bessa, Elton Castro e Jadir Gonçalves.
O estudo realizado pelos professores, de natureza qualitativa descritiva e participativa, teve como objetivo apresentar os resultados de um projeto interdisciplinar, com referência na metodologia da problematização, aplicado em seis turmas do 3º e 4º anos do curso de Pedagogia do Câmpus Nordeste, envolvendo os professores e 620 estudantes durante quatro anos. Nesse tempo, os estudantes vivenciaram novas experiências e depararam-se com um ensino desafiador e se envolveram, de forma reflexiva crítica e criativa, no processo de ensino aprendizagem.
"Verificou-se comprometimento que privilegiou a investigação e a reflexão acerca da prática pedagógica e conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, fundamentados na unidade teoria e prática. Também houve um fortalecimento da responsabilidade, do protagonismo e da autonomia dos estudantes com o seu próprio desenvolvimento profissional", salienta a professora Sonia Bessa. Segundo ela, a metodologia da problematização apresentou-se como uma alternativa consistente para o desenvolvimento da competência profissional, identidade profissional docente e construção da unidade teoria e prática na formação inicial de professores.
A escolha do trabalho da UEG se deu após os professores terem sido agraciados com o Prêmio Professor Rubens Murilo Marques, oferecido pela Fundação Carlos Chagas (FCC), graças a uma experiência exitosa de aprendizagem com estudantes do curso de Pedagogia. Dois anos depois, em março de 2019, a FCC e a Universidade de Harvard reuniram um grupo de nove trabalhos premiados, em São Paulo, na sede da Fundação. A professora Katherine K. Merseth, professora sênior da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, estava interessada nas experiências pedagógicas e conversou sobre a formação inicial dos docentes brasileiros. Como resultado, a Universidade Harvard e a FCC financiaram o livro com a narrativa dessas experiências pedagógicas, incluindo o trabalho dos professores da UEG.
O objetivo do livro é contribuir para que formadores de todo o País reflitam, analisem e debatam suas práticas e as de seus colegas, buscando inspirar-se e aprimorar, cada vez mais, a formação dos professores das escolas brasileiras.
O lançamento contará com tradução simultânea. Para assistir, basta acessar o canal da FCC no Youtube. O e-book estará disponível para acesso gratuito após o evento.
(Dirceu Pinheiro|Comunicação Setorial|UEG)