Dando prosseguimento às atividades do VII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás (Cepe|UEG), foi realizada na tarde desta quarta-feira, 14, a palestra "Relatos de experiências no ensino durante a pandemia". Mediada pelo professor do Centro de Aprendizagem em Rede (Cear) da UEG, Marajá João Alves, a palestra foi proferida pelo também professor do Cear, Eude de Sousa.
De acordo com Marajá João, a temática da palestra foi escolhida para que fossem apresentados pelo professor os desafios do trabalho remoto frente ao contexto das pandemia da covid-19. Neste sentido, Eude Sousa destacou que foi uma surpresa para eles o fato de muitos alunos de cursos Ensino a Distância (EaD) não terem equipamentos ou mesmo acesso à internet. "Muitos de nossos alunos tinham no pólo EaD sua única forma de acesso à tecnologia e com o fechamento dos pólos em decorrência da pandemia não conseguiram a princípio acompanhar as aulas", explica.
Para ele, a pandemia nos mostrou novas perspectivas e novos problemas que levaram todos a se readaptarem e se reinventarem, inclusive o Cear. "O nosso grande desafio a princípio foi não parar e não interromper as demandas, foi trabalhar para que as atividades dos cursos não fossem interrompidas".
Em sua fala, o professor apresentou aos participantes números dos diversos trabalhos desenvolvidos pelo Cear, como a oferta das graduações, do Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede (Pear), do Programa de Semi Presencialidade e do Programa de Formação Capacitada. Ele explica que o Pear, por exemplo, que oferta disciplinas 100% online a todos os estudantes da Universidade, não apenas aos discentes de EaD, em 2020 está com quatro mil alunos matriculados em 33 disciplinas. Em 2019 o número de estudantes era 2.500.
Desafios
O professor elencou em sua fala uma série de desafios que têm sido enfrentados por eles durante este período de pandemia da covid-19, entre eles:
Eude de Sousa, que também é professor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destacou ainda as principais mudanças enfrentadas pelos docentes e alunos da Seduc:
Ele explicou que os esforços atingiram cerca de 50% dos estudantes da rede básica de ensino. Já os outros 50% participaram timidamente ou ficaram ausentes das atividades escolares. O professor ressalta que todas essa mudanças culminaram na melhoria da comunicação com os alunos, mesmo que por meios digitais.
Ao final da palestra, Eude Sousa pôde responder a dúvidas enviadas no chat pelos participantes.
Assista a íntegra da palestra "Relatos de experiências no ensino durante a pandemia" no canal da UEG TV no YouTube.
A programação do VII Cepe se estende até a próxima sexta-feira, 16, com transmissão das programações vespertinas e noturnas pela UEG TV no www.tv.ueg.br ou www.youtube.com.br/uegtv. A programação matutina será realizada via Google Meet, assim como alguns minicursos no período vespertino.
Participantes
Eude de Sousa Campos
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás - UCG (1999); mestrado em Ciências Ambientais pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica (2013; e doutorado em educação pela PUC Goiás. Docente efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Atualmente, vinculado ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede - Cear|UEG, na função de Coordenador Setorial do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e membro do núcleo docente estruturante do mesmo curso. É professor formador em disciplinas dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia do Cear|UEG. É membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, vinculado à PUC Goiás e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, cujos estudos e pesquisas fundamentam-se na teoria histórico-cultural e na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov.
Marajá João Alves de Mendonça Filho
Possui graduação (2002) e mestrado (2005) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás; doutorado (2015) em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB); e cursa o Pós-Doutorado Interdisciplinar em Direitos Humanos. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás e do Instituto de Pós Graduação - Ipog. Foi professor da Universidade Salgado de Oliveira - Universo entre os anos de 2005 e 2017, sendo coordenador dos cursos de Geografia e História nos anos de 2006 e 2007; professor da Universidade Federal de Goiás entre março de 2007 e fevereiro de 2009; e professor da Universidade Católica de Goiás nos anos de 2003 a 2006. Tem experiência nas áreas de Geografia, História, Relações Internacionais, Direito, Administração em Turismo, Administração de Empresas, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Pedagogia e Design de Moda com ênfase em Geografia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: direito, educação, história, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, energias alternativas, geotecnologias, geografia e poder.
(Comunicação Setorial|UEG)