Iniciado no último mês de agosto, o Projeto Literatura e Práticas de Ensino numa Perspectiva Intercultural desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade do Câmpus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás (Poslli|UEG), com sede na Cidade de Goiás, estuda questões relacionadas à leitura, à literatura e às práticas de ensino de literatura.
O objetivo do projeto, que seque até julho de 2021, é preparar alunos da graduação e da pós-graduação para a sala de aula da educação básica. "O projeto prevê o uso de vários recursos para a leitura de textos literários, teóricos e críticos, entendendo a leitura como prática social de construção de sentidos, em que autor e leitor são leitmotiv do processo interativo mediado pelo texto", ressalta a professora Márcia Maria de Melo Araújo.
A professora explica que, metodologicamente, os trabalhos são embasados em autores como Antoine Compagnon, Antonio Candido, Goulemot, Linda Hutcheon, Marisa Lajolo, Roland Barthes, Todorov, Umberto Eco e Zilberman. Márcia diz ainda que o projeto tem apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa.
"Como resultado, pretendemos desenvolver projetos e planos de trabalho de alunos de iniciação científica e do mestrado", salienta. Até o momento, o projeto tem como resultado os seguintes planos de trabalhos de alunos da Iniciação Científica e do Mestrado:
(Dirceu Pinheiro|Comunicação Setorial|UEG)