Entre as disciplinas estudadas por um aluno ao longo da vida escolar, a Matemática é uma das que mais traz dificuldade de entendimento. Para contribuir com professores e estudantes de licenciaturas que querem entender os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais, a professora Sônia Bessa, do curso de Pedagogia do Câmpus Nordeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), sediado em Formosa, produziu, em parceria com outras 10 autoras, o livro Processos de ensino e aprendizagem de matemática: formulações de professores e estudantes.
Sônia Bessa diz que o foco central do livro são pesquisas sobre Educação Matemática realizadas nos últimos cinco anos, em especial no Câmpus Nordeste, com a colaboração das pesquisadoras do grupo de Educação Matemática do laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas, ao qual ela faz parte.
O livro conta com a participação de professoras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Também participaram do processo de criação, estudantes de graduação do curso de Pedagogia da UEG, com relatos de pesquisa e experiência. A intenção das autoras foi unir esforços em favor da comunicação e da publicação de uma parte significativa de seus estudos atuais.
Os capítulos abordam temas teóricos e de pesquisa sobre a educação escolar na perspectiva da educação matemática, trazendo importantes reflexões e alternativas para a ação docente. Segundo a autora, os textos apresentados oportunizam refletir sobre a ação docente para levar a efeito uma educação de qualidade, que vise ao desenvolvimento do raciocínio lógico necessário à aprendizagem das noções matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. A obra traz ainda implicações da pesquisa científica que pode subsidiar outras pesquisas.
"Uma leitura crítica pode favorecer o processo de reinvenção da ação pedagógica de educadores comprometidos com a reconstrução e transformação da sala de aula para a conquista de uma aprendizagem mais significativa, diferenciada, humana, justa e de melhor qualidade", afirma Sônia.
O lançamento da obra estava previsto para acontecer no último mês de maio, mas, por conta da pandemia da covid-19, não foi possível. Quem se interessar, poderá adquirir pela Amazon ou diretamente na Editora Appris, ao custo de R$ 43,20.
(Comunicação Setorial|UEG)