A Universidade Estadual de Goiás (UEG) participou, nesta segunda (27/7), da abertura do I Seminário Internacional de Cultura e Educação, promovido pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade de Maringá até o dia 31 de julho. O reitor interino da UEG, professor Valter Gomes Cultura Digital no Contexto da Pandemia Campos, foi o mediador da mesa de debates Cultura Digital no Contexto da Pandemia. O evento é inteiramente online e visa apresentar e discutir as principais temáticas direcionadas à cultura e educação mediadas pelas tecnologias educacionais.
O evento pode ser acompanhado no endereço https://portal.nead.uem.br/isicde/
Os debatedores da mesa foram Maria Aparecida Crissi Knuppel, da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), e Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Elas falaram a respeito das experiências de suas instituições desde o início do ano, no contexto da pandemia de Covid-19. Professor Valter Campos incluiu a UEG na discussão, relatando um pouco do que tem sido feito na instituição desde março, com as atividades remotas.
A proposta da mesa em questão foi discutir a cultura digital entendida como interfaces digitais e educacionais, para que o processo de ensino e aprendizagem se torne cada vez mais colaborativo e que os educandos tenham um papel ativo, vivenciem um ensino personalizado, interdisciplinar e autêntico. Discutiu-se, neste contexto, conceitos como educação híbrida, metodologias ativas, aprendizagem ativa, analítica. Entrelaçado a estes aspectos destaca-se a necessidade de estudos sobre letramento digital, bem como o de pesquisas que discutam o papel dos MOOCs e dos REAs frente aos novos desafios para a organização do ensino superior.
MOOCs (do inglês Massive Open Online Course, traduzido como Curso Online Aberto e Massivo) são tipos de cursos abertos oferecidos por meio de ambientes virtuais de aprendizagem. Já os REAs (Recursos Educacionais Abertos) fazem parte de movimento de uma comunidade internacional impulsionado pela internet que tem como objetivo promover o acesso, uso e reuso de bens educacionais.
Participantes da mesa
Professor Doutor Valter Gomes Campos (mediador)
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Especialista em Planejamento, implementação, gestão da Educação a Distância. Especialista em Gestão Universitária e Políticas Públicas. Graduado em Letras pela Universidade Católica de Brasília e em Teologia (bacharel) pelo Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil. Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde, atualmente, é reitor. Foi diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da UEG, onde atua como docente, na formatação de disciplinas, de cursos e na produção de Materiais Didáticos para EaD. Representa a UEG junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. É vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil - FORUAB/CAPES e membro da Câmara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). Pesquisador na área de EaD, com publicação de artigos e organização de livros na área.
Professora Doutora Maria Aparecida Crissi Knuppel
É professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro. Graduação em Letras Português pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/Unicentro (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Exerce a função de Coordenadora UAB da Unicentro desde 2008 e é Coordenadora da Universidade Virtual do Paraná. Foi Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro no período de 2005 a 2019, também ocupou diversas funções administrativas e acadêmicas, como Pró-Reitora, Diretora de Setor, entre outras. Foi vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil-FORUAB/ CAPES de 2015 a 2016. É Integrante da Câmara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história cultural, história dos manuais escolares, história das disciplinas escolares, história da leitura, educação a distância, tecnologias digitais, multiletramentos e multimodalidade.
Professora Doutora Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestrado em Fitossanidade e Doutorado em Fitopatologia, ambos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora Adjunta de Microbiologia do Departamento de Biologia da UEMA. Exerce desde de 2013 a função de Coordenação Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) da Universidade Estadual do Maranhão, representando-a junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB e à Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. Nessa área, atua na pesquisa com enfoque em Gestão em EaD, TICS e EaD e Formação de Professores em cursos intermediados por tecnologias educacionais. Exerceu o cargo de Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil - FORUAB/CAPES de 2016 a 2019. É Integrante da Câmara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. Membro do Grupo de Avaliadores da CAPES. Participou do Grupo de Trabalho que discutiu e formulou a Resolução dos Mestrados e Doutorados EaD no Brasil. Coordenou o 1º Seminário Internacional de Inovação em Educação Superior da ABRUEM (SIEE/2017). Editora chefe da Revista Científica TICs & EaD. Pesquisadora de estudos na área de EaD, com artigos publicados em Revistas Científicas. Organizadora e coautora de três capítulos do livro: Tecnologias Educacionais – avaliação e processos de formação (editora UEMA, 2017). Autora de diversos capítulos de livros sobre EaD.
(Comunicação Setorial | UEG)