Na tarde desta sexta-feira, 10, a assessora de Negócio do Centro de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação da UEG (Inova Centro|UEG), Patrícia Guimarães, ministrou, no Palco Goiás da Campus Party, a palestra "Saia da Crise Inovando em seu Modelo de Negócio".
A assessora deu início ao evento questionando porque seria importante inovar um modelo de negócios em época de crise. Ela explica que muitos empreendedores, diante deste cenário de pandemia, pensam que não há o que fazer, no entanto, destaca que, independente desse pensamento, os negócios precisam continuar e que estudar inovação é fundamental para que uma empresa se mantenha.
"O que temos identificado hoje é que as pessoas sempre pensam que inovar é algo extraordinário, é inventar a roda novamente ou construir uma máquina do tempo. Mas não, empresas super inovadoras hoje estão usando tecnologias que já existem e inovando apenas no modelo de negócios e isso faz muita diferença", explica Patrícia.
Ela afirma que o cérebro humano é condicionado a não inovar, tendo em vista que o ser humano é acostumado a seguir padrões e a ter a necessidade, muitas vezes, de viver de uma forma confortável. A assessora entende que buscar inovação e ser criativo deve ser um exercício diário e é algo em que as empresas precisam investir.
De acordo com ela, o cliente muitas vezes não sabe do que precisa e o empresário precisa mostrar para ele. "A Uber fez isso. Ela mostrou para as pessoas que elas precisavam de uma carona. Ela criou um mercado a partir de um novo modelo de negócio", ressalta.
Durante a palestra, a assessora do Inova Centro discorreu também sobre o que é um modelo de negócios e como os empreendedores utilizam ferramentas já existentes, as transformam em um produto de valor - que o cliente está disposto a comprar - e monetizam isso no mercado. Segundo a palestrante, antigamente não existiam modelos de negócio e não se tinha o hábito de estudar o mercado para descobrir o que os consumidores queriam.
"Hoje temos um mercado extremamente competitivo, com clientes exigentes que estão pagando não só pelo produto, mas pelas experiências, pelo valor. Nesse contexto, o modelo de negócio faz toda a diferença", explica a assessora ao ressaltar que deve-se, também, levar em consideração que os modelos são dinâmicos e contínuos, tendo em vista que o mercado e os clientes mudam constantemente.
Patrícia Guimarães ainda apresentou aos participantes, ferramentas que podem auxiliar as empresas a desenvolverem os seus modelos de negócios e, "a partir de dilemas simples do dia a dia dos clientes, criarem soluções fantásticas, sobretudo nesse momento de crise".
A assessora afirma que as empresas precisam vender comodidade, intimidade com o cliente, e a quarentena, nesse quesito, está fazendo com que as que não tinham essa visão, se adaptem.
Como resultado da inovação neste momento de crise, Patrícia Guimarães explica que se pode maximizar o valor do portfólio, equilibrar as necessidades de recursos, realinhar as atividades de criação de valor, entre outros. Ao final da palestra, que durou cerca de 30 minutos, a assessora respondeu as dúvidas dos participantes.
Para acompanhar a programação da Campus Party é só acessar o link: https://cpgoias.org/online/
Patrícia Guimarães
Patrícia é mestranda em Administração, na linha temática Inovação e Empreendedorismo, pela Universidade Federal de Goiás e atua como assessora de negócio no desenvolvimento de negócios inovadores na UEG. É professora no Itego Onofre Quinan na área de Administração e especialista em Inovação pelo Sebrae e Finanças pela UniGAP.
(Núbia Rodrigues|Comunicação Setorial|UEG)