A Universidade Estadual de Goiás (UEG) lançou na última semana o Plano Emergencial de Ensino e Aprendizagem que institui o modelo de aulas não presenciais mediadas por tecnologia a ser aplicado durante o período de emergência de saúde pública em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Para auxiliar docentes na construção desse novo modelo de aulas, foi lançada a cartilha #MídiasEdu.
A publicação, desenvolvida pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da UEG (Cear), em parceria com o Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual (CriaLab|UEG), servirá de material de apoio aos professores. Ela traz todas as ferramentas disponíveis para facilitar o trabalho do corpo docente e dos alunos nesse período, facilitando e potencializando a aprendizagem em seus diferentes contextos.
Já em seu texto de apresentação, a cartilha destaca que o professor não precisa ser um blogueiro ou programador para que consiga ministrar suas aulas neste momento, mas é necessário que esteja aberto à possibilidade do uso de tecnologias que podem ser aplicadas à educação. Lembra ainda que o uso das metodologias de ensino-aprendizagem online não acarreta mudança dos projetos de cursos presenciais no que diz respeito à inserção de carga horária Ensino a Distância (EaD), mas sim no uso de abordagens pedagógicas e novas metodologias que permitam o encontro didático entre professores e estudantes pelos recursos e mídias digitais.
O material é bem detalhado e explicado de forma didática, com apresentação de cada uma das ferramentas disponíveis com seus respectivos links. Na relação de ferramentas estão mecanismos comumente usados como Hangouts Meet, e-mail, RNP, WhatsApp, Telegram, Google Classroom, Moodle de apoio, Youtube, Lives e Podcast.
A cartilha não define o método a ser utilizado pelo professor. Ela apresenta as ferramentas e, a partir daí, cada docente deve definir com qual método sentiu mais afinidade, que recursos tecnológicos ele e seus discentes têm à disposição e qual deles melhor se adapta as suas disciplinas. Essa escolha pode ser feita, inclusive, em conjunto com os próprios alunos, tendo sempre como eixo norteador os objetivos da disciplina e das atividades propostas.
É importante destacar que o docente pode mediar os processos de ensino-aprendizagem se comunicando por meio de diferentes mídias como textos escritos, áudios, vídeos, infográficos ou todas essas mídias juntas. Só deve ter cuidado para que seja utilizada uma linguagem clara.
Outro ponto fundamental tratado na publicação é a avaliação da aprendizagem. Segundo o documento, ela deve tomar como parâmetro a intencionalidade pedagógica, os objetivos de ensino e de aprendizagem e os resultados esperados, seguindo os mesmos critérios de seleção das ferramentas e mídias mais adequadas.
A publicação destaca ainda que o professor deve partir de um conceito de avaliação de aprendizagem com caráter formativo, como parte do processo contínuo de ensino-aprendizagem. Além disso, dá exemplos de métodos de avaliação que fogem dos tradicionais questionários de perguntas e respostas.
O reitor interino da UEG, professor Valter Campos, afirma que a cartilha foi criada justamente para facilitar a vida dos professores e alunos. “Uma das primeiras preocupações manifestas foi a falta de capacitação de alguns professores para lidar com tais recursos tecnológicos, por isso, a imediata ação foi a elaboração do material para capacitação docente por meio de tutoriais e tira dúvidas”, completa.
Clique aqui para download da cartilha
Curso Online
Além da cartilha, a UEG também oferecerá gratuitamente, a partir desta segunda-feira, 30 de março, até o dia 3 de abril, o curso online "#mídiasEDU: Produção Audiovisual para Vídeos Educacionais". O objetivo do curso, que será dividido em quatro aulas, é capacitar professores, dos vários níveis de atuação educacional, para preparar vídeos educacionais utilizando ferramentas básicas e acessíveis a eles.
As atividades do curso serão transmitidas pelo canal da UEG TV no YouTube (www.youtube.com/uegtv) sempre às 19h. As aulas terão duração de 50 minutos e ficarão disponíveis no canal após a exibição. Não é necessário realizar inscrição.
(Núbia Rodrigues| Comunicação Setorial|UEG)