Anápolis, 25 de março de 2020
Carta à comunidade Uegeana.
O ano de 2019 foi muito difícil para a Universidade Estadual de Goiás - UEG. Ano de mudanças e incertezas. Ainda impactados pelos acontecimentos, 2020 chegou com a concretização da reestruturação administrativa e o início da reestruturação acadêmica. Mal começávamos o trabalho e surgiram novas dificuldades. Desta vez, não internas e com variáveis sobre as quais pudéssemos ter controle, muito ao contrário – a pandemia do Covid-19. Perplexidade, medo, paralisação, isolamento social... Nova realidade mundial, brasileira, goiana e uegeana.
Neste contexto, criamos o Comitê Estratégico para Ações de Prevenção ao Coronavírus (Covid-19) da UEG, que juntamente com a Administração Central da Instituição, vem discutindo e agindo para se adaptar às medidas governamentais de prevenção e combate à disseminação desse terrível vírus. Tomamos medidas no âmbito da gestão e no âmbito acadêmico alinhadas com os decretos e notas governamentais, com o Comitê Educação Goiás[1] e as decisões do Conselho Estadual de Educação do Estado de Goiás[2].
Esta situação atípica, de isolamento social e guerra contra o Coronavírus (Covid-19), deve levar a Instituição a se reinventar e marcar presença salutar na vida de sua comunidade, nos lares e na sociedade de forma geral. Não poderíamos ficar inertes e nem omissos. Assim, depois de muitas discussões, considerando a necessidade absoluta de resguardar a vida, mas, também da gravidade da situação e a imprevisibilidade da duração do quadro de suspensão das atividades presenciais, decidimos pela continuidade das atividades acadêmicas e do semestre letivo, com a atuação da gestão e dos técnicos administrativos por meio do teletrabalho e do regime de sobreaviso, bem como a ação de professores e alunos com a adoção do Plano Emergencial de Ensino e Aprendizagem.
Este Plano apresenta a utilização dos recursos/ferramentas tecnológicas para a interação social e processo de ensino-aprendizagem remotos, mas, não distantes. Para tanto, o desenvolvimento de atividades remotas deverá ser feito por meio da interação, diálogo e de uma abordagem humana, levando em conta os aspectos emocionais e psicológicos e, também, com disposição de ajudar e dar orientações corretas sobre o Covid-19 e este momento que vivemos.
A ideia principal é atender as nossas obrigações como servidores públicos e usarmos nosso papel como educadores e pesquisadores para continuarmos a contribuir com a formação acadêmica de nossos alunos e, especialmente, apoiá-los, uma vez que, em sua maioria, estão juntamente com seus familiares reclusos, amedrontados e ociosos.
As equipes da gestão acadêmica, Cear, Comunicação, CriaLab/UEG e UEG TV, passaram a trabalhar intensamente para preparar normas, documentos para a implementação deste Plano. Foram realizadas muitas pesquisas, reuniões e aulas piloto, utilizando-se de alguns dos recursos tecnológicos indicados. Estes esforços culminaram com a elaboração do material #mídiasEDU: ferramentas de apoio para ações educacionais mediadas por tecnologias digitais e a elaboração e publicação da Instrução Normativa 80/2020-UEG.
Uma das primeiras preocupações manifestas foi a falta de capacitação de alguns professores para lidar com tais recursos tecnológicos, por isso, a imediata ação foi a elaboração do material acima citado para capacitação docente por meio de tutoriais e tira dúvidas, no qual ressalta-se que “o professor não precisa ser um blogueiro ou tuiteiro e menos ainda um programador de mão cheia. O que se espera do docente é que esteja aberto à possibilidade do uso dessas tecnologias que podem ser aplicadas à educação e que seja entusiasmado com outros caminhos”[3]. É bom enfatizar que não se trata de transformar as aulas presenciais em educação a distância – EaD, que tem especificidades e características próprias, mas da utilização das tecnologias para propiciar a mediação do professor em suas disciplinas neste momento atípico.
Há, principalmente, uma correta preocupação da comunidade docente com os alunos que possam não ter acesso à internet e aos recursos tecnológicos que serão utilizados. Sensíveis a esta manifestação, previmos no Plano que nenhum aluno será prejudicado, seja por dificuldades de acesso ou manuseio da tecnologia. Para isso, serão adotadas medidas tais como o estabelecimento de canais de comunicação, a monitoria e normas legais complementares, que resguardem quem tiver algum problema dessa ordem.
O objetivo não é que tenhamos um semestre como os outros, mas um período no qual, mesmo com limitações, tenhamos a interação e o processo de formação em curso. Por isso, não é necessário que tenhamos todas as disciplinas previstas trabalhadas remotamente. Também, é possível que outras disciplinas possam ser antecipadas em lugar das que têm quase sua totalidade em atividades práticas, como as desenvolvidas em laboratórios, por exemplo. Existem várias possibilidades em estudo, inclusive o desenvolvimento de atividades complementares e oferta de disciplinas para integralização do Núcleo Livre. A PrG e os Institutos Acadêmicos estão estudando as alternativas e estão abertos às sugestões já recebidas e outras que emergirão dos colegiados dos cursos. As pró-reitorias acadêmicas vão promover outras ações e interações que serão em breve comunicadas.
Vale lembrar, ainda, que a UEG é optante pelo conjunto de softwares da Google. Nosso e-mail institucional hoje é hospedado de forma gratuita dentro da Google. Em função disso, podemos lançar mão de um conjunto de aplicativos que a Google disponibiliza. Além disso, estamos em contato com empresas de telefonia e tecnologia para firmarmos parcerias que permitam maior facilidade de acesso aos nossos professores e alunos à internet com capacidade para melhor utilização dos recursos tecnológicos propostos.
A contribuição da UEG neste momento pode ir além das atividades até aqui delineadas. Por isso, juntamente com as demais Universidades goianas, lançaremos em breve um Programa de Voluntariado, em diversos níveis, para que possamos nos engajar ainda mais na luta contra o Covid-19.
Quanto à reestruturação da Universidade, podemos aproveitar esse tempo de isolamento para, também, refletirmos e realizarmos o trabalho coletivo de construção de propostas por meio das interações digitais, utilizando o Google Meet e a Webconf da Rede Nacional de Pesquisa para as reuniões de equipes de gestão e grupos de trabalho (GTs) e, ainda, uma ferramenta de consulta pública online que será adotada para, assim, darmos sequência ao trabalho iniciado com o objetivo de colocarmos a UEG no novo caminho para o futuro[4].
É um momento atípico para o qual devemos nos adaptar, mas, também, uma situação que nos trará grandes aprendizados. Por isso, conclamamos a toda a comunidade para que juntos superemos estes desafios enormes que se nos apresentam neste ano que, sem dúvida, ficará marcado em nossas vidas.
Como me falou um grande amigo, este momento traz a “oportunidade para voltarmos nosso olhar para nós mesmos, para a UEG e para o mundo. E um olhar em perspectiva, um olhar em profundidade” e não devemos perder “a oportunidade de sair desta crise como pessoas e uma UEG melhores”.
Nunca é demais lembrar: fiquem em casa! Fiquem também com a UEG, sempre presente em Goiás!
Um grande abraço e que Deus nos abençoe!
Prof. Valter Gomes Campos
Reitor interino da UEG
Download da carta em PDF Download Instrução Normativa Download Material de Apoio
[1] Comitê criado por iniciativa da presidência do CEE/GO, com a presença da Seduc, IES e lideranças sindicais na área de educação.
[2] Vide Resolução CEE/GO n. 02/2020, de 17 de março de 2020, que dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais no Sistema Educativo do Estado de Goiás, como medida preventiva à disseminação do COVID-19.
[3] COSTA; LIMA, 2020. #mídiasEDU: ferramentas de apoio para ações educacionais mediadas por tecnologias digitais. Anápolis: Editora UEG, 2020.
[4] Objetivo da Reitoria e slogan da Campanha de comunicação da UEG em 2020.