Uma das disciplinas mais concorridas da Universidade de Harvard, nos EUA, foi proposta como núcleo livre pelo professor Thiago Pitaluga, do Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas - Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (CCET|UEG).
A disciplina "Tópicos Especiais em Ciências: Felicidade" será oferecida para o próximo semestre (2020-1) pelo curso de Química Industrial. Alunos de todos os cursos da Universidade poderão se matricular de acordo com a demanda de vagas. A previsão é de 30 vagas para a primeira turma.
A iniciativa foi inspirada em programas similares desenvolvidos por universidades de renome estrangeiras e brasileiras, como as estadunidenses Harvard e Yale e a Universidade de Brasília (UnB).
Nos EUA, berço da psicologia positiva - estudo dos aspectos positivos da vida -, as disciplinas que discutem a felicidade são oferecidas desde o início dos anos 2000 e são as matérias mais concorridas.
Quando o professor israelense Tal Ben-Shahar inaugurou na Universidade Harvard a disciplina "Aplicação da Psicologia Positiva", apenas oito estudantes se matricularam. Com o passar dos anos, seu trabalho ganhou popularidade e, a cada semestre, mais de 1,4 mil alunos se matriculam nas aulas em busca de informações sobre a positividade mental. Em uma pesquisa realizada posteriormente, 23% dos estudantes afirmaram que a disciplina havia mudado suas vidas para melhor.
Na UEG, o objetivo da disciplina será trabalhar autoconhecimento, promoção do alívio e saúde mental, promoção da qualidade de vida no ambiente acadêmico, mindfulness e estratégias para construção da felicidade.
A disciplina ainda busca promover um espaço de reflexão e apoio às dificuldades encontradas no ambiente da universidade, também com a possibilidade de apoiar um grupo significativo de estudantes que possam disseminar as práticas da psicologia para promoção da saúde mental acadêmica.
De acordo com o professor Thiago, a disciplina vai trabalhar questões psicológicas que envolvam autoconhecimento, escuta e fala como instrumento de promoção de alívio em situações de estresse e esgotamento mental. "Ao trabalhar questões emocionais e de comportamento, objetiva-se construir a compreensão de práticas que promovam bem-estar e felicidade", completa.
(Daniel Prates|CeCom|UEG)