No período de 6 a 9 de novembro o Câmpus Quirinópolis da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realizou o “I Encontro Nacional dos Clubes de Matemática”. O evento foi organizado pela professora Maria Marta da Silva, coordenadora do curso de Matemática, e pelo professor Roberto Barcelos Souza, diretor do câmpus.
O Encontro contou com palestras, mesas redondas e atividades de ensino aplicadas a alunos da Educação Básica e contou com mais de 120 professores e 800 alunos de escolas públicas municipais e estaduais de Quirinópolis, Itarumã e Inaciolândia. Participaram oito escolas, divididas em três turnos de atividades (matutino, vespertino e noturno).
O evento é um importante marco para a Educação Matemática no Estado, pois ao reunir importantes Instituições de Ensino Superior brasileiras – UFG, USP, UFSM, UFRN –, tanto Goiás quanto a UEG demonstram potencial para se efetivarem como importantes lócus na área de Educação Matemática e na formação de professores.
Na oportunidade, o Câmpus Quirinópolis também comemorou o aniversário de 20 anos da fundação do primeiro Clube de Matemática (CluMat) da Universidade. Existem atualmente cinco Clubes de Matemática no Brasil: na Universidade de São Paulo (USP), coordenado pelo professor Manoel Oriosvaldo de Moura, que esteve presente no evento e fez sua abertura; na Universidade Federal de Santa Maria (RS), coordenado pela professora Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes; na Universidade Federal de Goiás (GO), coordenado pelo professor Wellington Lima Cedro; na Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN), coordenado pela professora Halana Garcéz Borowsky; e na UEG Câmpus Quirinópolis, coordenado pela professora Maria Marta da Silva.
Faz parte da realidade dos Clubes de Matemática a necessidade de se repensar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática e também da formação dos professores que a ensinam. Portanto, nos CluMats busca-se um ensino de Matemática por meio da produção compartilhada de conhecimentos onde propõe-se outra organização para os conteúdos de Matemática que partam do que o aluno já domina, mas que conduza a novos conhecimentos.
O modelo educacional tradicional tem encontrado dificuldades para conseguir atender às expectativas da sociedade moderna, não dando conta de participar do contínuo processo de transformação e de inovação da sociedade. Esses fatores conduzem ao 'encapsulamento' da aprendizagem escolar, que significa a descontinuidade entre a aprendizagem na escola e a cognição realizada fora da instituição escolar.
Nesse viés, o I Encontro Nacional dos Clubes de Matemática contribuiu como espaço de busca para a criação de ambientes que possibilitem a superação deste encapsulamento da aprendizagem dos conteúdos matemáticos ensinados na educação básica em nossas escolas, onde temos um ensino que não prioriza a história humana por detrás dos conteúdos ensinados, nem a ludicidade, as tecnologias e a inovação.
O Encontro deve se consolidar como importante evento para Goiás por ser o primeiro que prioriza exclusivamente o ensino e aprendizagem da Matemática escolar. E considerando-se que dos 5 clubes existentes, dois deles estão em Goiás, o evento ainda detém condições objetivas de se tornar destaque na área de Educação Matemática em todo o território brasileiro.
(CeCom, com informações do Câmpus Quirinópolis)