
O Centro de Comunicação Institucional da Universidade Estadual de Goiás (CeCom|UEG) realizou na manhã desta terça-feira, 22, no auditório da Reitoria, palestra em referência à campanha Outubro Rosa para as servidoras da Administração Central.
A data é celebrada anualmente, com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama; proporcionar acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
A professora Cristhyan Milazzo, chefe de Gabinete da UEG, iniciou o evento dando boas vindas à palestrante e falando do atual papel da mulher na sociedade, que frequentemente agrega as funções de mãe, esposa, provedora e, por vezes, negligencia sua própria saúde. “Não adianta apenas cuidarmos da casa, do trabalho, dos filhos, do marido. Temos que nos cuidar para que possamos assumir todas essas atribuições e verdadeiramente colaborar para um mundo melhor”, afirma.
A palestra com o tema "Prevenção do câncer de mama" foi ministrada pela enfermeira Ana Paula Alves, que é especialista em oncologia e atua na Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) há mais de dez anos. Ela abordou os três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção, detecção precoce e mamografia.
Ela explica que quando se trata de prevenção do câncer, deve-se considerar, primeiramente, os fatores de risco que podem provocar seu aparecimento. “Quando a doença é detectada precocemente, as chances de cura são grandes. Por outro lado, o diagnóstico tardio diminui as chances e implica em um tratamento muito mais agressivo”, reitera.
Rita Maura Boarin, relações públicas do CeCom e uma das organizadoras do evento, argumenta que a ocasião foi uma oportunidade para que as servidoras, que têm um ritmo de trabalho intenso, possam parar para pensar em si mesmas. "O Outubro Rosa é exatamente para isso: para que as mulheres, especialmente aquelas acima dos 40 anos de idade, possam refletir e pensar que devem se cuidar, devem fazer um acompanhamento constante de sua saúde", explica.
A Administração Central ainda apoia a campanha "Não precisa fazer mágica para ajudar. É só doar", promovida pelo Câmpus Laranjeiras com o intuito de arrecadar lenços que serão doados ao Hospital Araújo Jorge, instituição de referência de combate ao câncer em Goiás. Assim, durante todo o mês de outubro, os interessados em ajudar poderão depositar suas doações na caixa da campanha que estará disponível no hall do câmpus e no Centro de Comunicação, no prédio da Administração Central.

(Daniel Prates|CeCom|UEG)