Dando continuidade à série de textos/postagens sobre o eixo que trata de 'Ética' no Programa de Compliance no Serviço Público no Estado de Goiás, esta semana discutimos sobre a necessidade de se valorizar o comportamento honesto no trabalho.
A ética profissional está essencialmente relacionada à honestidade, afinal não há como ser ético sem ser honesto. No entanto, na rotina de um profissional podem surgir muitas situações em que sua integridade é colocada em teste, mas um profissional de caráter sempre conduz suas ações baseado em bons princípios.
O comportamento ético deve ser inerente e não consequência de uma exigência do ambiente. Um indivíduo deve ser correto porque cultiva uma postura ética e não porque seu chefe/patrão exige isso. Em se tratando de ética não adianta parecer ético, é preciso sê-lo de fato e corroborar isso com atitudes corretas.
Para a sociedade, você é o que pratica. Então seu caráter, sua imagem e sua postura definirão quem é você no cenário em que vive. É importante ter isso sempre em mente, pois do mesmo modo que observa as atitudes dos outros, você também está sempre sendo observado.
A ética profissional faz muita diferença na qualidade de vida das pessoas no trabalho e ajuda na construção de um ambiente de cooperação e respeito mútuo. Isso permite que colaboradores exerçam suas funções de forma confiável e alcancem resultados positivos.
Os servidores que cultivam a ética profissional no trabalho são reconhecidos por sua conduta, aqueles que não a cultivam, também, mas os resultados são diversos.
(Daniel Prates|CeCom|UEG)