A Reitoria da Universidade Estadual de Goiás informa que, na 111ª reunião do Conselho Universitário (CsU|UEG), foi solicitado, por meio da Resolução nº 943 de 16 de maio de 2019, a alteração do Estatuto da Universidade aprovado pelo Decreto Estadual n° 7.441.
A solicitação tem por objetivo antecipar a data da eleição ordinária para o cargo de reitor, de modo que o mandato do futuro reitor seja pelo prazo de quatro anos, evitando-se assim o desgaste gerado pela realização de dois processos eleitorais em um intervalo de um ano.
O Conselho Universitário julgou a alteração como necessária tendo em vista a disposição do parágrafo 2º do art. 39 do Estatuto da UEG, que estabelece que as eleições para a Reitoria devem acontecer de quatro em quatro anos. Caso a solicitação de alteração não seja aprovada, o futuro reitor exercerá mandato tampão, ou seja, pelo tempo restante até a realização de nova eleição ordinária.
A Reitoria da UEG, atendendo à deliberação do CsU, protocolou o pedido de alteração do decreto que aprova o estatuto, através do processo nº 201900020009434, junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), órgão a que a UEG está jurisdicionada.
Na última semana a Procuradoria Setorial da Sedi encaminhou um parecer a respeito da matéria para análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Neste momento, a Universidade aguarda a deliberação para a realização de novo pleito.
Reitoria da UEG