UEG, local de transformação, inovação e conhecimento

Na perspectiva de uma sociedade em que tudo muda constantemente, é importante considerar que os desafios também aumentam de maneira proporcional a essas mudanças. Dentro desse ecossistema de transformações formado por empresas, pessoas e mercados a universidade tem o papel de agente indutor dessas transformações e gerador de respostas aos desafios que são impostos à sociedade.

A universidade enquanto instituição social caracteriza-se pela ação e prática social, pautando-se por um conhecimento guiado por suas necessidades, tanto no que se refere à geração quanto à transmissão desse conhecimento e deve ser capaz de retribuir o investimento que recebe da comunidade desenvolvendo estudos, pesquisas e projetos compatíveis com as reais necessidades da população e contribuindo para solucionar os atuais problemas do país.

Trabalhar a inovação e o empreendedorismo é a ponte entre a universidade e o setor produtivo. Não se pode criar inovação e empreendedorismo sem universidade. É uma relação intrínseca.  E transformar informação em resultados palpáveis é o maior desafio para aqueles que trabalham em busca de soluções para os desafios do mercado.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) como uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) promove o desenvolvimento de projetos que possam resultar em produtos aplicados que atendam a sociedade e o setor produtivo.

Para empresas interessadas na aplicação de soluções desenvolvidas pela Universidade ou na proposição de novas linhas de estudos e pesquisas, a UEG conta com o Centro de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação (Inova Centro) que possibilita a relação Universidade-Empresa. Dentre os projetos desenvolvidos na instituição, pode-se destacar quatro linhas temáticas com as quais a Universidade tem maior afinidade, no entanto, não se restringindo somente a estas: Engenharias - energias renováveis e sustentabilidade; Química - fármacos, cosméticos e biotecnologia; Agronegócio e alimentos; e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 

O Inova Centro funciona como um 'habitat de inovação' da Universidade Estadual de Goiás, responsável pela interação entre os núcleos, pesquisa e ações empreendedoras relacionadas e atualmente conta com 12 empreendimentos vinculados, incentivando o desenvolvimento de empresas inovadoras.

A Incubadora de Empresas da UEG tem como filosofia o uso racional de infraestrutura econômica, científica e tecnológica, de forma compartilhada, e seu processo de incubação é tanto focado em pessoas físicas que precisem validar a viabilidade técnica e econômica de seus negócios, quanto para empresas já existentes que queiram desenvolver projetos, produtos ou serviços inovadores, encontrando na incubadora de empresas um ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios e tendo a inovação como diferencial mercadológico.

Organizada como uma universidade multicampi, a UEG está presente em 41 municípios goianos e conta com 487 doutores e 636 mestres em seu quadro docente, o que possibilita alcançar resultados significativos no apoio às demandas regionais e às empresas em todo o Estado, cumprindo o papel social do ensino superior, levando conhecimento, pesquisa e inovação para a sociedade goiana.

Reitor Dr. Ivano Alessandro Devilla

Notícia publicada em 13/08/2019