ProSol realiza parceria com a Cooperativa Bordana

No mês de junho, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Estadual de Goiás (ProSol|UEG) realizou uma parceria com a cooperativa de bordado Bordana. A parceria realizou uma oficina de iniciação em bordado livre para um grupo de mulheres com empreendimentos incubados pela ProSol.

A Bordana, é uma cooperativa de bordadeiras com mais de 8 anos de experiência em artesanato com temas do Cerrado. A idealizadora e presidenta da Bordana, Celma Grace de Oliveira, compartilhou o processo de construção da identidade do grupo, a estrutura organizativa, os profissionais envolvidos, os principais problemas enfrentados pelo coletivo de mulheres e os planos futuros.

A oficina foi realizada no próprio câmpus da UEG em Itapuranga onde 15 mulheres, que estão direta e indiretamente vinculadas aos dois empreendimentos incubados pela ProSol no município (Mulheres Rurais do Xixá e Pré-Assentamento Paulo Gomes), participaram da oficina. Ao todo, foram seis horas de oficina divididas nos turnos matutino e vespertino.

Compartilhamento

Narrativas de superação, afetividade e disposição para tecer a vida e o bordado de forma coletiva e compartilhada expandiram o sentido da oficina, extrapolando o tempo previsto. Ao final, as mulheres verbalizaram o desejo de que outras experiências desta natureza sejam proporcionadas pela parceria ProSol/Bordana.

A oferta da oficina cumpre com os objetivos da ProSol junto aos empreendimentos incubados, que é o de proporcionar alternativas para geração de renda e inclusão sócioprodutiva. Agora, as mulheres com empreendimentos incubados pela ProSol Itapuranga podem pensar em formas de organização coletiva para produção e comercialização de seus bordados.

(Com informações da ProSol da UEG)

Notícia publicada em 08/07/2019