Álvaro Rodrigues Barbosa é o primeiro aluno surdo a concluir graduação no Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás (CCSEH|UEG). Com uma trajetória marcada pela superação, em abril de 2019 Álvaro recebeu o diploma do curso de Ciências Contábeis.
De acordo com Silvânia Cláudia Rodrigues Silva, tia de Álvaro, até o fim do ensino fundamental ele estudou com o apoio dos professores e da equipe escolar, mas só quando ingressou no Ensino Médio, em uma escola estadual, é que começou a ser acompanhado por um intérprete em sala de aula.
Em 2015 Álvaro foi aprovado no vestibular da UEG e, por solicitação da família, passou a ser acompanhado pelo prof. Kilber Siqueira Gomes. Em 2016, Álvaro começou a receber o apoio do Núcleo de Orientação ao Discente (NOD) do câmpus e, a partir de 2017, passou a ser assessorado pela intérprete de Libras, Luciara francielle Ferreira Dourado Caetano, que o acompanhou até o término do curso.
Oportunidade
“A UEG foi para mim uma oportunidade de crescimento, pois lá se valoriza as diferenças entre as pessoas possibilitando a elas um futuro profissional melhor”, explicou o discente. Álvaro reforça ainda que a sociedade tem que entender que o surdo é igual a qualquer pessoa e o que antes para eles não era possível, como os estudos, agora já faz parte da realidade. ”Hoje alcançamos a liberdade”, afirmou ele.
De acordo com a coordenadora do NOD, Sandra Valéria de Paula Bento, Álvaro é um aluno dedicado e determinado, que não permitiu que sua deficiência fosse um obstáculo para a conclusão do curso, e que o NOD está sempre à disposição para ajudar e apoiar aqueles que já estão fazendo uma graduação, e aos que desejam ingressar na UEG.
Núcleo de Orientação ao Discente (NOD)
O NOD é o setor do CCSEH responsável por atender os discentes que apresentem deficiências e dificuldades de aprendizagem; transtornos globais do desenvolvimento; altas habilidades/superdotação; acompanhamento de tratamento de saúde ou convalescença em caráter excepcional; demanda de recursos de acessibilidade temporários; dependência de substâncias químicas.
O setor tem como finalidade identificar e acompanhar os acadêmicos com deficiência, bem como atender às necessidades especiais e educacionais destes alunos. Orienta ainda as coordenações e os docentes sobre as medidas necessárias para propiciar a inclusão, acessibilidade e permanência destes alunos.
A equipe é composta, atualmente, por Coordenadora, Psicóloga, Psicopedagoga e três intérpretes de Libras, apoiada pela direção, coordenação pedagógica, coordenações de cursos e professores.
(Com informações do CCSEH)