Um grupo de 21 alunos do curso de Licenciatura em Química do Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás realizou na manhã desta quinta-feira, 13/06, uma exposição ao ar livre sobre projetos que desenvolveram ao longo do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas.
O evento ocorreu no Parque Ipiranga e visou a aproximação entre o conhecimento produzido na academia e a comunidade. Os alunos tiveram a oportunidade de mostrar um pouco o funcionamento prático de conceitos geralmente vistos como complexos, como a porcentagem de álcool na gasolina e as diferenças entre carvão mineral e vegetal.
Tripé universitário
Para a professora Nília Lacerda, coordenadora do PIBID de Química no Câmpus CET, o evento promove o fortalecimento do tripé da Universidade - Ensino, Pesquisa e Extensão. "É importante mostrar para a população os nossos projetos e o que fazemos na universidade, as pesquisas que a gente desenvolve na escola junto com a universidade", afirmou Nília.
As apresentações práticas tiveram quatro temas principais: combustíveis, fármacos, leite e saneamento básico. "Cada projeto tem a perspectiva de trabalhar as questões socioambientais", explicou a professora Nília Lacerda.
Projetos
No projeto sobre laticínios, os alunos prepararam receitas de alimentos derivados do leite, como requeijão, queijo, manteiga, doce de leite e iogurte e explicaram para os visitantes o passo a passo de cada uma. Com os fármacos, os alunos explicaram como realizar de forma correta o descarte de medicamentos vencidos e também a produzirem sua própria amostra de unguento descongestionante - versão caseira da pomada Vick.
No projeto sobre combustíveis, os estudantes realizaram a destilação do etanol e demonstraram seu processo de produção a partir do caldo de cana. Além disso, foi apresentada a diferença entre a combustão completa e a incompleta. O experimento de saneamento básico focou no desenvolvimento de quatro protótipos para mostrar as etapas de tratamento da água e a importância disso para o saneamento básico como um todo, ressaltando a sua importância. "Temos que dar mais visibilidade para que esses projetos não fiquem restritos ao ambiente da universidade", propôs a coordenadora.
(Anna Carolina Mendes|CeCom|UEG)