Fotógrafa Jordana Barale realiza oficina na UEG

O Câmpus Goiânia-Laranjeiras recebeu na última quinta-feira, 9, a fotógrafa Jordana Barale. A convite da docente Júlia Mariano, que foi professora de Jordana em um curso profissionalizante de fotografia, a fotógrafa realizou a oficina “Empreendedorismo e superação profissional na fotografia”, com realização do Cria Lab|UEG e apoio técnico do Laboratório de Imagem e Som (LIS).

Fotógrafa há mais de uma década, morando atualmente em Londres, Jordana esteve com os alunos do cursos de Cinema e Audiovisual e Estética e Cosmética para trocar experiências. Abordando aspectos da vida profissional, desde a época de estudante de fotografia até chegar a galerias no Brasil e em Londres, onde exibiu fotografias em exposições individuais e coletivas, Jordana apontou pontos altos de sua carreira e também relatou as maneiras como ressignificou as dificuldades e problemas que apareceram durante essa década.

“Convidei a Jordana para estar conosco não somente por sua capacidade técnica, que é notória e inquestionável, mas pelo exemplo de força e superação de adversidades que ela carrega. Com uma habilidade para se relacionar com as pessoas e criar um valioso networking, Jordana consegue gerar uma rede de apoiadores e admiradores que são elementos essenciais para a reinvenção profissional pela qual ela passa”, garante Júlia Mariano.

Recém formada no curso de Estética e Cosmética, Bruna Salles esteve na oficina e se identificou com a fala da fotógrafa: “o que eu achava que seria 'apenas' uma agregação no meu histórico profissional se tornou uma lição de vida. Não uma dessas lições em que todo mundo conta os sofrimentos pelos quais passou, mas de uma forma singular, irreverente e estranhamente normal de olhar para si mesma, priorizar o que é prioridade, não se corromper pelo meio e  ressignificar os problemas pelos quais todos nós passamos ou passaremos”.

Laura Tavares, estudante do terceiro período do curso de Cinema e Audiovisual encontrou na fotógrafa interesses em comum como a participação em projetos missionários e o envolvimento em ajudar o próximo. “Acredito que todos temos histórias para contar, e muitas delas servem de incentivo para outras pessoas seguirem em frente. Os problemas em nossa caminhada nos fazem mais fortes e precisamos passar a frente nossos aprendizados como um ato de amor para com as outras pessoas. Jordana Barale é um exemplo de pessoa incrível, que superou suas dificuldades e serve de inspiração para outros assim como foi para mim”, afirma Laura.

Fotógrafos que já atuam no mercado fotográfico goiano há décadas estiveram presentes para contemplar a fala da companheira, como Hélio Leonardo e Hélio Jr., da Hectaphotos, assim como profissionais da área de cerimonial de eventos como Wasti Grasseschi, Cíntia Rizzo e Isla Nogueira, também servidora do Câmpus Laranjeiras.  Para Isla, foi incrível poder escutar as experiências da fotógrafa e perceber a maneira como ela encara os desafios e se supera.

Jordana Barale permanece no Brasil durante todo o mês de Maio realizando palestras e workshops sobre fotografia básica, mobgrafia, desenvolvimento de olhar criativo e direção criativa. Todas as atividades educativas realizadas por Jordana Barale no Brasil contam com o apoio da All Visual Arts, organização de arte contemporânea com sede em Londres. Para mais informações, siga o perfil da fotógrafa no instagram: @jordanabarale. 

O Cria Lab|UEG

O Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual - Cria Lab|UEG, vinculado ao Grupo de Pesquisa Centro de Investigação e Realização Audiovisual, do Câmpus Goiânia-Laranjeiras, pretende tornar a UEG referência nacional em pesquisas no campo do Audiovisual, estabelecendo reflexões acerca de sua natureza híbrida e convergente, bem como compreender seus limites e potencialidades. 

Nesse espaço criativo são desenvolvidas pesquisas acadêmicas e aplicadas nos seguintes eixos: linguagens e processos de realização audiovisual; audiovisualidades contemporâneas; poéticas experimentais em audiovisual; fotografia; mídias digitais; mídias e educação; comunicação e inteligência sociocriativa.

Saiba mais em www.cria.ueg.br 

(CeCom| UEG e Crialab| UEG)

Notícia publicada em 14/05/2019