Nesta quinta-feira, 09/05, teve início o XIX Encontro de Matemática do Câmpus Henrique Santillo. Serão dois dias de evento, com término nesta sexta-feira, 10/05.
Neste primeiro dia, o Encontro contou com diversas palestras e oficinas voltadas para o ensino de matemática com a utilização de novas tecnologias. A intenção é promover o debate e a troca de experiências entre professores, profissionais da área e estudantes.
No período vespertino, professor Duelci Vaz, da PUC-Goiás, palestrou sobre os desafios e as possibilidades das tecnologias na educação matemática. O professor fez um panorama histórico da tecnologia na humanidade, alegando que a criação de tecnologias tem relação direta com a criação e o armazenamento de conhecimento.
Tecnologia na educação
Para o professor Duelci, há uma crença vigente de que a tecnologia é a redenção da educação, porém acredita que trata-se de um discurso antigo e defasado, visto que “pouca coisa mudou na escola em relação ao uso da tecnologia em sala de aula”, afirmou. Isso ocorre devido à utilização de metodologias que não são adequadas à tecnologia na educação.
De acordo com Duelci, ainda não existem políticas públicas que dêem conta da preparação do professor para as novas tecnologias na educação, e também um desinteresse das escolas nesta preparação. “Nós não estamos conseguindo escolas de alto nível pois não se tem capital nem políticas públicas para isso”, denotou.
Os principais desafios giram em torno da valorização das áreas do conhecimento científico e também do professor, com interesse na preparação e transformação de didáticas obsoletas. Para o professor, existe a necessidade de investimento na formação e também no ensino e metodologia científica aos alunos para que obtenham um conhecimento mais crítico e antenado com a ciência. “A tecnologia não funciona sem metodologia adequada”, propôs Duelci.
O XIX Encontro de Matemática do Câmpus Henrique Santillo continua nesta sexta-feira, 10/05.
(Anna Carolina Mendes|CeCom|UEG)