UEG 20 anos - Por Ivano Devilla

Chegamos aos 20 anos. Parece que passou tão rápido e, ainda assim, a impressão é a de que já faz muito tempo. Talvez seja porque em poucos anos tenhamos conseguido alcançar grandes feitos. Em tempos de imediatismos é sempre bom lembrar que o caminho de excelência de uma universidade se faz progressivamente ao longo de anos – e 20 são apenas um sopro frente ao que ainda temos a crescer.

Poderíamos ter feito mais e melhor? Certamente. Mas é inegável o que conquistamos em duas décadas. E diria mais: é mais impressionante o fato de termos feito tudo que fizemos trilhando um caminho totalmente fora da curva daquele que a academia está acostumada a fazer.

Não há dúvidas de que somos uma universidade das margens. Não apenas as fronteiras geográficas do mundo acadêmico foram expandidas em Goiás naquele 16 de abril de 1999, mas também o próprio sistema acadêmico. Abrimos as portas para um sem números de novos rostos. Quase 100 mil deles, inclusive, já estão diplomados hoje. Absorvemos novas experiências e abraçamos individualidades que, por muito tempo, se mantiveram afastadas dos muros universitários.

Fomos criando identidade em meio à profusão de diferenças que se manifestam em nossos câmpus. Nos aproximamos de lugares antes esquecidos. Somos hoje a maior ofertante de pós-graduação stricto sensu no interior de Goiás e promovemos mudanças significativas na vida de milhares de pessoas. O que antes parecia um grande obstáculo se transformou em nossa principal marca: conhecimento capaz de mudar vidas e de fazer transformações sociais. Provamos que o conhecimento pode e deve ser produzido em todo lugar.

E esse mérito é de cada um de nós, e de todos que já passaram por aqui. De todos que contribuíram para que, nesses 20 anos, muitos pudessem sonhar e viver o ensino superior.

E mesmo que não estejamos em nosso melhor momento - temos consciência das dificuldades que passamos -, tenho a plena convicção de que superaremos cada um de nossos problemas. Isso por que somos grandes, não só no tamanho, mas na vontade e necessidade de transformar vidas. E, juntos, vamos fazer ainda mais pelo povo goiano!

 Parabéns à UEG!

 Ivano Alessandro Devilla

Reitor interino da UEG

Notícia publicada em 16/04/2019