UEG Responde - Bolsas

UEG Responde - 2

Bolsas

Em 2013 a Universidade Estadual de Goiás (UEG) assinou junto ao governo estadual um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), que garantiu à Instituição a restituição do resíduo orçamentário não empenhado nos anos anteriores. A partir da assinatura desse termo foi possível a implementação do Programa Próprio de Bolsas da UEG, que até 2018 garantiu que a Universidade oferecesse 16 modalidades do benefício para a comunidade acadêmica.

O Programa é tão importante que, apenas em 2018, atendeu quase 3.000 discentes, com investimento de mais de R$7 milhões. Em 2013, esse número era de R$ 3,4 milhões, ou seja, mais do que dobrou em cinco anos.

Assim como ocorre com o orçamento da UEG, os repasses do TAG eram feitos mensalmente, o que garantiu o funcionamento do Programa até o ano de 2018. Diante da crise financeira que atravessa o Estado, o repasse dos valores do TAG, usados para pagamento das bolsas de novembro e dezembro, sofreram atrasos.

Cabe ressaltar que algumas dessas bolsas, entre elas a Permanência, encerram sua vigência em 2018, prazo também estabelecido para a finalização dos empenhos do TAG. No entanto, o empenho é apenas uma das etapas para o pagamento, que necessita ainda que os recursos sejam liberados por parte do governo estadual.

As bolsas do novembro já começaram a ser pagas e estamos fazendo gestão junto à Secretaria de Economia para a liberação dos recursos para as de dezembro.

A partir daí, vamos aguardar viabilidade financeira para abrir, ou não, um novo edital de bolsas. As exceções são as Bolsas de Iniciação Científica, que se encerram em julho, e as Bolsas de Incentivo à Docência e Acompanhamento ao Discente (Bidad), que terá vigência até janeiro de 2020.

A UEG compreende que essa situação cria um profundo sentimento de frustração em toda a sua comunidade acadêmica. A gestão está empenhada em superar essa questão e buscar a suplementação necessária para a continuidade do Programa de Bolsas. É consenso que o Programa é necessário e que é uma importante ferramenta para que nossos estudantes concluam com qualidade seus cursos.

(UEG)

Notícia publicada em 15/04/2019