O que é, o que é - PrE

A gente sempre ouve falar sobre o tripé da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão, não é? Mas o que, de fato, significa Extensão na academia? Neste especial de O que é, o que é, convidamos você para conhecer mais sobre a PrE - Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. Vamos lá?

A PrE é o órgão executivo responsável por coordenar e executar as atividades de extensão, cultura e assuntos estudantis na UEG.

Extensão
A academia e a comunidade ficam muito mais próximas por meio da extensão. Sabe como? Programas, projetos e ações realizadas dentro da comunidade contribuem para que o conhecimento científico e seus benefícios não fiquem restritos aos muros da Universidade, mas expandam seus resultados para a sociedade.

Durante seu curso de graduação, 10% da carga horária de atividades precisa ser dedicada à extensão, de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE). O Plano prevê esta porcentagem até o ano de 2024, auxiliando você, estudante, a ter uma formação mais completa, compreendendo melhor a realidade de quando você for um profissional formado.

Além de coordenar e executar atividades de extensão, a PrE também as supervisiona. Vamos descobrir como?

Primeira avaliação
A primeira avaliação das atividades de extensão é realizada pelo Colegiado do Curso e o Conselho Acadêmico do Câmpus, que analisam a proposta inicial de extensão, verificando objetivos e formas de ação.

Segunda avaliação
Depois da primeira análise, é a vez de a PrE realizar uma avaliação técnica das atividades de extensão.


Terceira avaliação
A terceira avaliação é da equipe multidisciplinar do Comitê Institucional de Extensão (Ciext), que realiza a avaliação pedagógica.

Quarta avaliação
A quarta e última forma de avaliação das atividades de extensão se dá através dos relatórios mensais e finais de cada ação, que são avaliados pela Coordenação de Extensão e pelos gestores locais: Coordenação Adjunta de Extensão e Direção do Câmpus.

Ah, e quem acompanha de pertinho a construção dos modelos avaliativos são os Niiexts. Vamos aprender o que são?

Niiexts
Os Núcleos Institucionais e Interdisciplinares de Extensão (Niiexts) são responsáveis por acompanhar e fomentar a articulação das atividades com a avaliação continuada.

Ao todo, são 10 Núcleos, atuando para dar visibilidade às ações dos programas. Os Núcleos são divididos em diversas áreas, todos com objetivos de desenvolver estudos e pesquisas que permitam a produção e difusão de conhecimento.

Isso potencializa a aproximação entre academia e comunidade!

Cultura
A PrE também cuida das atividades que promovem cultura, em articulação com a sociedade. O Mapeamento Cultural é um projeto que ajuda a PrE a identificar e acompanhar as atividades culturais dos câmpus e municípios onde estão situados.

Para saber direitinho o que cada câmpus precisa na área de cultura, são realizados questionários nos câmpus. Enquanto alguns câmpus requerem cursos e oficinas de canto ou dança, outros solicitam apresentações culturais, por exemplo.

Assuntos Estudantis
O departamento de Assuntos Estudantis é responsável por promover políticas públicas para que os estudantes consigam permanecer na Universidade e dar continuidade a seus estudos.

Mas o departamento também realiza trabalhos envolvendo o desporto, como os Jogos Universitários. E não para por aí: a área de Assuntos Estudantis também dialoga com os alunos egressos por meio do programa de extensão Política de Egressos.

Com a Política de Egressos, a PrE consegue promover ações institucionais voltadas para o acompanhamento de discentes concluintes de graduação e egressos.

Viu como a PrE atua na sua vida discente? São muitas frentes de atuação para garantir uma formação completa, que é superimportante para você, para sua vida profissional e para a sociedade!

(Anna Carolina Mendes|CeCom|UEG)

Notícia publicada em 04/04/2019