Aluna de Cinema da UEG participa de projeto do Canal Futura

A estudante de Cinema e Audiovisual da UEG, Sara Hellen, participou do projeto Geração Futura Universidades Parceiras, do Canal Futura, e contou um pouco como foi a experiência. Confira abaixo:

Por Sara Hellen, estudante de Cinema e AudioVisual da UEG e participante do Geração Futura Universidades Parceiras

O Geração Futura Universidades Parceiras é um projeto promovido pelo Canal Futura que seleciona, anualmente, 34 estudantes de Comunicação Social de várias universidades parceiras do Brasil. Durante 15 dias esses alunos têm a oportunidade de vivenciar o funcionamento de um canal de TV, além de diversas outras áreas que compõem o audiovisual. Os selecionados ganham hospedagem e alimentação num hostel exclusivo para o projeto durante esses dias.

A edição de 2019 se iniciou no dia 28 de janeiro e encerrou no dia 8 de fevereiro. O cronograma de atividades incluiu diversos workshops, como direção de fotografia, roteiro, edição, trilha sonora, animação, produção de guerrilha, entre outros e, no final da oficina, os estudantes produziram uma série de interprogramas que irão compor a grade do Canal.

"Participar do Geração Futura era um sonho para mim desde 2015 quando ingressei no curso de Cinema e Audiovisual da UEG. Fiquei sabendo da existência do projeto por um amigo que é hoje graduado: Marcos Rogério, que foi um dos selecionados da UEG naquele ano e elogiou muito a experiência. Daí em diante, fui pesquisar e me encantei com os depoimentos dos antigos participantes sobre o projeto.

Decidi, então, me esforçar para conseguir estar lá e vivenciar isso também. Me inscrevi pela primeira vez em 2016 e não fui selecionada, mas não desisti e tentei novamente em 2018 para a edição de 2019. Eu estava tão ansiosa que tive medo até de olhar o resultado no dia 15 de outubro de 2018 no site do Canal Futura. Só descobri que fui selecionada ao receber ligações e mensagens de amigos da UEG que eram ex-participantes do projeto me parabenizando. Apesar de estar explodindo de felicidade e emoção, eu não acreditei na hora, fiquei paralisada. Afinal, era um sonho se realizando. A ficha só caiu mesmo quando cheguei ao Café Rio Hostel, no Rio de Janeiro e conheci aqueles 34 estudantes de comunicação e suas infinidades de sotaques de cada cantinho do país. Encantei-me ainda mais.

Participar do Geração Futura não é só ter a oportunidade de vivenciar uma imersão em oficinas com grandes profissionais atuantes no audiovisual e na televisão durante 15 dias, mas é também uma oportunidade ímpar de poder vivenciar um intercâmbio cultural, crescer profissionalmente e ainda criar laços de amizade incríveis com pessoas do Brasil inteiro. Posso dizer, com convicção, que foi a melhor experiência que vivenciei relacionada à profissão que escolhi, mas que também me escolheu. Acredito que todos os estudantes de comunicação deveriam vivenciá-la, afinal, a experiência agrega muito, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente."

Confira o interprograma realizado por Sara Hellen e outros participantes durante o Geração Futura:

Notícia publicada em 19/03/2019