Programa Educacional Bombeiro Mirim inicia suas atividades

190311LancamentoProgramaBombeiroMirimWA203

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Puc-GO) e o Ministério Público do Trabalho em Goiás, deu início, nessa segunda-feira, 11, às aulas do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom).

A aula inaugural, realizada no Teatro PUC, contou com a presença de autoridades, além dos educandos e seus familiares e professores. O reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, esteve presente na solenidade e destacou a importância da ação na formação cidadã.

“É importante que desde cedo nossas crianças aprendam valores cidadãos, para se tornarem adultos que farão a diferença em nossa sociedade”, afirmou.

O projeto, que acontece há mais de 20 anos, oferece a crianças e adolescentes de 8 a 12 anos formação voltada para a cidadania. Além do ensino de técnicas de primeiros socorros, salvamento aquático e prevenção de incêndios, por exemplo, os educandos passam por formações para o combate ao racismo e à desigualdade.

Fazer a diferença

Madrinha da turma de 2019, a primeira dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, destacou a formação cidadã que as crianças receberão, sendo preparadas para conviver em sociedade. “É uma oportunidade maravilhosa que estão tendo de trabalhar com essa corporação que tanto nos honra. Obrigado por me deixarem fazer parte dessa equipe”, agradeceu.

O coordenador do projeto, tenente coronel Anderson Moura comemorou o sucesso da edição. “A expectativa foi superada. Foram mais de 2,7 mil crianças e adolescentes cadastrados para as 150 vagas. A procura é alta e sabemos que serão pessoas que farão a diferença na sociedade”, explica. “É um divisor de águas no futuro dessas famílias”.

(Com informações da equipe de comunicação da Puc-GO)

Notícia publicada em 12/03/2019