Agora que vocês já sabem como funciona a estrutura e a dinâmica nos câmpus, a gente vai levar vocês a um passeio pela Administração Central da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Localizada às margens da BR 131, em Anápolis, é nela que se encontra a Reitoria da instituição e todos os órgãos que a compõem. Gabinete do reitor, Pró-reitorias e gerências, por exemplo, são alguns dos órgãos que se encontram na Administração Central.
Muita gente já deve ter escutado: “É lá em Anápolis que são tomadas as decisões da UEG”, referindo-se à administração central da instituição, local onde se encontra a reitoria da UEG e os setores a ela ligados – pró-reitorias, gerências e coordenações.
Cada um desses órgãos irá receber atenção especial nessa série, por isso, ela será dividida ao longo das próximas semanas. A cada semana iremos focar em um setor específico do reitorado, suas coordenações, gerências e atribuições, dando assim uma visão geral de como funciona a gestão da universidade. Mas antes vamos explicar um pouco sobre a reitoria.
A reitoria da instituição é o órgão executivo responsável pela administração, coordenação e fiscalização de todas as atividades da UEG e pela execução das deliberações dos órgãos colegiados. Sim, as decisões são tomadas na reitoria, mas tudo é feito de forma coletiva e com a participação de representantes de todas as classes que compõem a comunidade acadêmica – a gente já explicou como se dá essa questão em matéria anterior.
Posto isso, vamos conhecer os setores que estão diretamente ligados ao Gabinete do Reitor. São eles: Chefia de Gabinete, Centro de Comunicação Institucional, Assessoria de Relações Exteriores, Gerência Jurídica, Gerência de Convênios Acadêmicos e Captação de Recursos, Assessoria de Órgãos Colegiados.
Mas antes vamos resolver uma questão: o gabinete do reitor é o local no qual ele atende, recebe visitas institucionais, despacha e reúne-se com a equipe. Muitos confundem o gabinete do reitor com a reitoria, e não é. O gabinete compõe a reitoria, que por sua vez se encontra localizada na administração central, que fica em Anápolis.
Vamos conhecê-los? Segura na mão e vem!
É um órgão adjunto à reitoria. Cabe a chefia de gabinete criar todas as condições para o desenvolvimento e cumprimento das decisões do reitorado, bem como organizar toda a rotina para o desenvolvimento das atividades do reitor.
A chefia de gabinete também desenvolve a importante função de ser o elo entre a instituição e seus públicos de interesse, tanto externos quanto internos, sendo a ponte entre a UEG e o poder público. A chefia de gabinete também faz o relacionamento entre os diversos setores da administração central e os câmpus.
Alimentação do site, jornal, revistas, campanhas publicitárias e eventos são algumas das atividades desenvolvidas pelo setor. Dividido em quatro departamentos – jornalismo, publicidade, relações públicas e audiovisual – é um setor de suporte e cujo relacionamento se dá com toda a Universidade, uma vez que os trabalhos desenvolvidos buscam contemplar a diversidade instalada na instituição – humana e acadêmica. Também são vinculados ao CeCom, a Rádio, a TV e a Gráfica da Universidade.
Está querendo intercâmbio? Ou pensa em fazer mobilidade acadêmica? Talvez você seja um estudante estrangeiro e precisa de ajuda? A Assessoria de Relações Exteriores (Arex) é o lugar onde você vai para obter as respostas a essas questões.
O setor também organiza os cursos do Inglês sem Fronteiras, imersões em língua inglesa e é responsável pela execução de exames de nivelamento em língua inglesa.
Cuida das questões legais da instituição, dando suporte na elaboração de pareceres, acordos, convênios, normas e todo e qualquer tipo de parceria ou ato institucional que exija observância de questões jurídicas. A gerência também assessora na adequação dos diversos departamentos segundo o ordenamento jurídico.
Sabe aquela parceria estratégica ou aquele edital esperto e cheio de recursos para tirar aquele projeto da gaveta e colocar em prática? Pois é! A Gerência de Convênios Acadêmicos e Captação de Recursos (Geccarp) é o lugar certo. A equipe do setor vai te ajudar a caminhar pelos trâmites burocráticos e achar soluções para captar recursos - seja via editais ou outros caminhos. Fiquem ligados que vai rolar um especial só sobre a Geccarp.
Já imaginou sistematizar todas as informações e decisões tomadas nos espaços do CsU ou CsA? Ou então organizar toda as normas, diretrizes e portarias da UEG? Todo esse trabalho – e põe trabalho nisso! – fica por conta da galera que trabalha nos Colegiados. Sempre que precisarem de alguma norma institucional e não conseguirem encontrar, será aos Colegiados que vocês deverão recorrer!
(Fernando Matos|CeCom|UEG)