Thâmara Machado é a primeira doutora titulada pela UEG

Na última segunda-feira, 28, ocorreu a primeira defesa de doutorado da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A defesa da tese da discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Recursos Naturais do Cerrado (Renac), Thâmara Machado, foi realizada no auditório do Bloco IV, no Câmpus Henrique Santillo.

O título da pesquisa de Thâmara foi: Potencial Biotecnológico do Polissacarídeo do Caju Arbóreo do Cerrado. No desenvolvimento da pesquisa, a agora doutora buscou trabalhar o caju sob novas perspectivas, tendo em vista sua aplicação biotecnológica, na indústria, e também em campos emergentes de interesse econômico, comercial e social. A tese da discente foi orientada pela docente Samantha Salomão Caramori, do Renac.

De acordo com o coordenador do Renac, Fabrício Barreto Teresa, este é um momento de celebração e gratidão. Já o reitor da UEG, Haroldo Reimer, afirmou ter ficado muito feliz quando soube da primeira defesa de doutorado. “Trata-se de uma conquista no processo de maturação de uma Universidade”, alegou.

Para ele, o perfil da Pós-Graduação na UEG é de maior interiorização destas modalidades de programas no Estado de Goiás. “No Estado, somos a segunda maior Instituição de Ensino Superior ofertante de mestrados e doutorados em número de cursos”.

Doutorados na UEG

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado surgiu em 2013 com a modalidade mestrado. Em 2015, o Programa passou a ofertar, também, o doutorado. O Renac tem o objetivo de formar profissionais e pesquisadores para produzir conhecimento e contribuir para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.

O Programa possui duas linhas de pesquisa diferentes: Processos e Produtos Ambientais e Impactos nos Recursos Naturais. São 27 professores de quatro instituições, 34 alunos no mestrado e 32 no doutorado (em 2019).

O outro Programa de Pós-Graduação da UEG com modalidade doutorado é o de Química, que possui quatro áreas de concentração: Química Orgânica, Físico-Química, Química Análitica e Química Inorgânica.

Dentro das áreas de concentração, o Programa se desdobra em 19 Linhas de Pesquisa, que podem ser visualizadas AQUI. O doutorado é uma associação entre a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), UEG e Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

(Anna Carolina Mendes|CeCom|UEG)

Notícia publicada em 29/01/2019