Última semana para inscrições no Mestrado em História do Câmpus Morrinhos

Esta é a última semana para realização das inscrições no Mestrado de História 2019/1 no Câmpus Morrinhos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com área de concentração em Cultura e Sociedade. O mestrado em História tem duas linhas de pesquisa diferentes: Cultura e Relações de Poder e Cultura, Religião e Sociedade.

Ao todo, estão sendo oferecidas 13 vagas. As inscrições vão até esta sexta-feira, 18/01, e podem ser realizadas de forma presencial, por procuração ou sedex. Mais informações sobre os procedimentos e documentos necessários para a inscrição, você encontra no Edital AQUI.

O Programa busca abarcar todas as concepções de cultura numa perspectiva de modos de vida, do fazer humano, abrindo espaço para a produção das mais variadas possibilidades de abordagens científicas que tenham os sujeitos sociais como centro, suas relações e práticas sociais em sociedade, as disputas de poder, os fenômenos, movimentos e eventos culturais.

Na linha de pesquisa Cultura e Relações de Poder, o principal objetivo é possibilitar as condições para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos que abordem a cultura e o poder em seus diversos significados e interpretações. As relações de poder são entendidas em seu relacionamento íntimo com a cultura, na medida em que o poder, seja formal institucionalizado ou informal, é compreendido em seus diversos níveis socioculturais e econômicos, tanto na sociedade civil quanto na esfera estatal, fator que possibilita a investigação histórica de relações de conflito, de dominações/controle, consensuais, negociadas e, até mesmo, de trocas.

Na linha Cultura, Religião e Sociedade, estes conceitos são chave para a compreensão das dinâmicas socioculturais e religiosas que tocam tanto as relações de poder, do nível institucional ao individual, como as múltiplas possibilidades de experiências individuais e coletivas que constituem as formas de religiosidade possíveis na história.

Neste sentido, a linha concentra-se nos campos da História Cultural, História das Religiões e História e Cultura Afro-Brasileira, abarcando temáticas cujos objetos de estudo envolvam religiões e religiosidades manifestadas seja em sua dimensão institucional e normativa, seja em suas dinâmicas socioculturais que se exprimem tanto na experiência religiosa individual e coletiva, como nas festividades, ritos, crenças e folclores.

Mais informações: Edital ou página do Programa

 

(Anna Carolina Mendes|CeCom|UEG)

Notícia publicada em 14/01/2019