Reitor da UEG participa de missão à Alemanha

O presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer, participa desta segunda-feira, 26, até a próxima sexta-feira, 30, de missão internacional à Alemanha.

Organizada pela Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a comitiva visitará quatro Instituições de Ensino Superior (IES) em três cidades alemãs, Berlim, Hamburgo e Bonn.

A missão tem o objetivo de conhecer os modelos de internacionalização elaborados e desenvolvidos pelas universidades da Alemanha nos últimos anos. A visita pretende ainda firmar convênios e parcerias entre as IES brasileiras e as alemãs

Integram também a comitiva, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rui Vicente Oppermann; o reitor Emmanuel Zagury Tourinho, da Universidade Federal do Pará; Waldemiro Gremski, reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; e representante da Capes.

Para Haroldo Reimer, trata-se de uma oportunidade a mais para que a UEG e a Abruem estejam devidamente inseridas nas discussões e acordos entre as universidades brasileiras e as internacionais. “Já firmamos diversos acordos internacionais aqui na UEG e é importante que tenhamos lugar em missões como esta para aumentarmos ainda mais nosso grau de internacionalização”, destaca.

A Capes tem fomentado o Programa de Internacionalização (PrInt) para a construção de planos estratégicos de internacionalização das instituições. Outro objetivo do Programa é estimular a formação de redes de pesquisas internacionais para aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação.

(Weber Witt| CeCom| UEG)

Notícia publicada em 26/11/2018