Discussões sobre o ensino médio focam em experiências exitosas

45729989042_680de27832_k

O Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE) realiza até sexta-feira, 9, o Encontro do Ensino Médio: experiências exitosas e inovação pedagógica, que tem como objetivo debater práticas que tenham impacto positivo na formação dos estudantes de ensino médio. O evento conta com a participação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) como uma das instituições parceiras.

Durante os três dias de evento professores das redes estadual, municipal e particular, além de gestores e representantes das instituições de ensino superior de Goiás estarão focados em buscar desenvolver estratégias de ensino-aprendizado para aquele que é considerado um dos gargalos da educação: o ensino médio.

O professor Marcos Elias Moreira, presidente do CEE, assinala que são vários os desafios enfrentados na educação dos jovens em idade de cursarem o ensino médio. “É preciso buscar formas de envolver esses estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Por isso nós optamos nesse evento em trazer exemplos de diversas partes do país, que têm se mostrado pioneiras”, enfatiza.

As experiências às quais o professor se refere serão apresentadas ao longo de três de trabalhos. São exemplos de métodos e organização em andamento em outros estados e que têm se mostrado interessantes na superação de problemas.
Mas não apenas experiências nacionais compõem a programação do evento. A conferência de abertura foi proferida pelo professor argentino Vitor Mario Mekler, que apresentou aos presentes a estrutura educacional do país vizinho para esse nível de ensino em seu país.

“Buscar alternativas às que já estão postas é imprescindível para que haja mudanças”, afirmou o professor.

O papel do ensino superior

O reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, destacou que essa discussão é de fundamental importância para que as instituições do estado possam avançar na formação dos futuros professores, um movimento que segundo ele é de retroalimentação.

“Como formadores de futuros professores é fundamental que estejamos sempre avançando nesse campo, uma vez que são os nossos estudantes os futuros professores desse nível de ensino”, observou. O evento também conta com discussões sobre assuntos correlacionados ao ambiente escolar, como bullying e metodologias ativas, por exemplo.

O Encontro do Ensino Médio: experiências exitosas e inovação pedagógica, acontece até sexta-feira, 9, no Auditório do Sesc Cidadania, no Jardim América, em Goiânia. Veja mais fotos em nosso Flickr.

(Fernando Matos | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 08/11/2018