Herbário do CCET celebra 18 anos com atividades de Popularização da Ciência

 

Conhecido nacional e internacionalmente como Herbário HUEG, o Herbário do Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) completou, na última semana, 18 anos contribuindo para a pesquisa, a preservação ex situ e a divulgação da Flora e dos Fungos do Cerrado.

Para comemorar sua maioridade, a equipe do HUEG organizou um evento com atividades de Educação Ambiental e popularização da ciência, recebendo a visita de três escolas de Anápolis, além da comunidade do Câmpus.

Com uma rica programação ao longo de todo dia, as atividades do evento incluíram as exposições “A Trilha Instigante” e “O Cerrado em fotos e fatos”, a oficina “Preparando uma coleção científica herborizada”, as práticas “Visualizando o mundo microscópico” e “Interação inseto-planta” e visitações monitoradas ao Herbário HUEG e ao museu micológico.

Também houveram vivências como a “Trilha guiada em um ambiente natural de Cerrado”, a dinâmica “O Cerrado através dos sentidos”, brincadeiras e jogos “Brincando e aprendendo sobre biodiversidade” e ainda experimentações como “Os sabores do Cerrado”.

O evento integrou a programação da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e teve o apoio do INCT– Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, do CNPq e da direção do câmpus.

Coordenado pelas professoras Solange Xavier dos Santos (curadora da coleção criptogâmica) e Mirley Luciene dos Santos (curadora da coleção fanerogâmica), o HUEG abriga cerca de 15 mil amostras da Flora e da Micobiota do Cerrado, sendo considerado um acervo referência dessa biodiversidade.

Recentemente, por meio do Projeto Institucional “Fortalecimento da Infraestrutura de Pesquisa em Bioprospecção e Impactos Ambientais” na Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-INFRA – Infraestrutura em Campi Estaduais e Municipais, o HUEG foi contemplado com a aquisição de módulos de arquivos deslizantes, o que permitirá a ampliação e otimização organizacional das suas coleções, assim aprimorando a qualidade dos serviços.

O HUEG

O Herbário do CCET foi implantado na Universidade em 2000.

Inicialmente apresentava cunho didático, objetivando disponibilizar material botânico para consulta em aulas práticas de sistemática vegetal, morfologia vegetal e disciplinas afins; envolver os acadêmicos na coleta, herborização e identificação de material botânico; disponibilizar material botânico para consulta em projetos de pesquisa e monografias na área da Botânica, Micologia, Ecologia, Farmacobotânica e áreas correlatas.

Em 2011 foi indexado junto ao Index Herbariorum. Os herbários de todos os países são registrados no Index Herbariorum, um catálogo mundial sob a coordenação do Jardim Botânico de Nova York.

Além de suas curadoras, a equipe do HUEG é constituída por estudantes dos programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e em Recursos Naturais do Cerrado, além de bolsistas de iniciação científica e voluntários do curso de Ciências Biológicas.

 

(Adriana Rodrigues com informações de Solange Xavier dos Santos| CeCom - Herbário HUEG)

 

Notícia publicada em 06/11/2018