Cores e causas, a UEG como campo de propagação de boas práticas

O ambiente é de compras, mas o que está exposto no corredor não está à venda.

Quem passa pelo 1º piso do Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia, tem a oportunidade de experimentar sentimentos que nenhuma vitrine seria capaz de provocar.

Entre uma loja e outra, entre a movimentação que precede o mês de dezembro, o fluxo da agitação e a rotina do local pode ser quebrada por quem se dispõe a parar e refletir sobre o bem maior:  a vida.

A exposição fotográfica Flores de Outubro, organizada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e por órgãos de acolhimento, tem esse papel de produzir reflexão.

Como os meses do ano não são definidos apenas por números, mas também por cores, o ensaio fotográfico faz parte da campanha Outubro Rosa. Os rostos são de mulheres reais, com câncer de mama em diferentes estágios de tratamento.

Foi a enfermeira Evandra da Costa (foto à direita), 53, quem presenciou a reação da "senhorinha" no shopping.

Atual presidente da Associação de Portadores de Câncer de Mama (APCAM) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, Evandra foi diagnosticada com a doença cinco anos atrás.

“O projeto contemplou a expectativa da associação, ao vermos o brilho das mulheres durante a preparação para o ensaio e depois a ansiedade delas em ver as fotos na exposição”, afirma.

Para ela, os homens têm dificuldade em receber informações sobre o por quê das fotos. “Muitas pessoas consideram desnecessário parar em frente uma foto e ler o relato da paciente”, conta.

Nadir Marques (foto à esquerda), 59, descobriu um nódulo na mama durante uma troca de roupa.

“Não aceitei aquele corpo estranho. As mulheres, os homens também, precisam conhecer o próprio corpo, pois qualquer mudança já é um alerta. Continuo em tratamento com hormonioterapia com duração prevista para os próximos 10 anos. Vamos que vamos”, contou otimista.

A mostra fotográfica pode ser vista até o próximo domingo, dia 28. De acordo com Isabela Wastowski, coordenadora da ação e professora no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da UEG, o ensaio repercutiu, não apenas nas participantes, mas em toda equipe envolvida no trabalho.

“Os alunos ficaram tocados e passaram a ver suas vidas por outra ótica. Principalmente, pela ótica da gratidão. Entre as mulheres, a reação que me impressionou foi a expressão de encantamento. A sensação que tínhamos é que elas haviam se esquecido da própria beleza”, contou, ao afirmar que o ensaio foi o resgate da autoestima. “Vejo isso também como o resgate da essência humana”, destacou.

A mostra fotográfica passou também pelo Shopping Flamboyant (fotos abaixo), em Goiânia, nos dias 18 e 19 de outubro.

Não importa a classe social ou os números da conta bancária: a saúde não tem preço. Por mais ampla que seja a cobertura de um plano de saúde, não se pode comprar tempo de vida.

A única forma de alcançar longevidade é se preocupar com a saúde, adotar bons hábitos, como a prática de atividades físicas, alimentação saudável e a moderação no consumo de álcool. Afinal, quem se ama, se cuida o ano todo.

Exposição Flores de Outubro

Data: de 15 a 28 de outubro
Horário: das 10 às 22 horas
Local: Buriti Shopping
Endereço: Avenida Rio Verde, Qd 102, Vila Sao Tomaz, Aparecida de Goiânia.

Mais informações:
Telefones: 62 3522-5603/5601; 62 3522-5617

(Weber Witt | CeCom | UEG)

Notícia publicada em 23/10/2018