Câmpus São Luís de Montes Belos realiza entrega de equipamentos para pesquisa

 

O Câmpus São Luís de Montes Belos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) recebeu, na última sexta-feira, 5, novos equipamentos e reinaugurou espaços de aprendizagem. A cerimônia de entrega dos novos instrumentos contou com a presença do reitor da UEG, Haroldo Reimer, do secretário de Educação do Município de São Luís de Montes Belos, Erly Kiel Rosa de Aguiar Silval, de professores, servidores e discentes. Ao final do evento foi realizada uma reunião com os servidores do Câmpus.

Em sua fala, Haroldo Reimer destacou o caráter público da Universidade e sobre a importância de operar em rede para o fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão com qualidade. “Os patamares de qualidade são atingidos por nossa atuação proativa”, afirmou. Para ele, o que foi conseguido nos últimos anos tem a ver com um conjunto de parcerias que foram sendo estabelecidas.

O diretor do Câmpus, Jarbas de Paula Machado, agradeceu a presença dos alunos de Zootecnia, Medicina Veterinária, Pedagogia e Letras, que tiveram papel importante na captação de recursos para a ampliação da biblioteca e as reformas da sala de orientação e estudos do curso de Pedagogia, do Centro de Idiomas e, também, do Laboratório Pedagógico do curso de Pedagogia. “Nós estamos muito felizes com o envolvimento de todos vocês”, afirmou Jarbas.

Estação Meteorológica
Na ocasião, foram entregues os novos equipamentos da Estação Meteorológica para aferição do ambiente e auxílio na avaliação do estresse em animais. A Estação será instalada na Fazenda Escola do Câmpus São Luís de Montes Belos e, para o professor Diogo Terra do curso de Zootecnia, é uma conquista não só para a Universidade, mas para toda a comunidade: “Nós agora temos todos os equipamentos necessários para trabalhar com essa parte de ambiente e de bem estar animal”, denotou.

Unidade Geradora de Nitrogênio
Outra aquisição foi a Unidade Geradora de Nitrogênio que vai ser instalada no Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal (Biotec) e atenderá toda a Universidade. Para o professor Klayto José dos Santos, coordenador do Biotec, a Unidade vai atender pesquisas de todos os câmpus que necessitem de Nitrogênio para reservar células. “Vai auxiliar muito nossos projetos de pesquisa”, enfatizou.

Implementos Agrícolas
Antes, eram necessárias parcerias externas para plantar e alimentar os animais. Para Bruna Paula Alves da Silva, docente do curso de Zootecnia, outro problema enfrentado era a pequena parcela de alimentos que conseguiam. Agora, com os implementos, é possível o plantio e a produção de maior quantidade de alimentos: “Essa é mais uma grande conquista para nós da Fazenda Escola e, principalmente, dos nossos animais”, expôs a professora.

Fazenda Escola

Antes do início do evento o reitor da UEG realizou uma visita à Fazenda Escola do Câmpus São Luís de Montes Belos. Foram visitadas as instalações do Centro de Ensino e Pesquisa Animal e Vegetal (Cepav) e do Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal (Biotec). 

(Anna Carolina Mendes|CeCom|UEG)

Notícia publicada em 08/10/2018