Abertas inscrições para mobilidade acadêmica do PMIPES/Go

Estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica das Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás (PMIPES/GO). O projeto é resultado de um Acordo de Cooperação celebrado entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

O termo prevê a possibilidade de que estudantes regularmente matriculados cursem componentes curriculares de seu curso em instituição diferente da sua de origem. A mobilidade pode ser feita por dois semestres letivos consecutivos, sendo, em caráter excepcional e a critério das Instituições envolvidas, prorrogada por mais um semestre.

Condições de participação - Alunos da UEG

• Iniciar o pedido na Coordenação do Curso da Instituição de origem, onde deve preencher o formulário de solicitação da participação no Programa em conjunto com o Coordenador de Curso;

• O aluno solicita ao Coordenador do Curso sua participação no Programa, e este analisa o pedido, observando se atende ao disposto no §1 da Cláusula Segunda do Acordo de Cooperação e ao Projeto Pedagógico do Curso, no que tange aos seguintes aspectos:

a) deve ter concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade;

b) verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.

• Após esses procedimentos, encaminhar ao Coordenador Institucional do Programa na Pró-Reitoria de Graduação da UEG (Coordenação de Projetos e Programas – CPP/PRG) a referida solicitação, acompanhada da documentação descrita no próprio formulário (cópia dos documentos pessoais, histórico escolar original, carta de motivação e ementa de todas as disciplinas cursadas até o momento da solicitação).

• O plano de estudos deverá ser realizado pelo estudante sob orientação direta do Coordenador de Curso, a fim de que as disciplinas cursadas durante a mobilidade sejam aproveitadas em sua totalidade após o retorno do estudante.Alunos de outras IPES/GO

• O aluno solicita ao Coordenador do Curso da Instituição de origem sua participação no Programa, instruído com as disciplinas que serão cursadas na UEG.

• O referido Coordenador do Curso analisa o pedido do aluno, verificando se atende ao disposto no Acordo de Cooperação de Mobilidade Acadêmica, e encaminha o pedido ao Coordenador Institucional do PMIPES/GO daquela instituição.

• O Coordenador Institucional do PMIPES-GO da Instituição externa (IF Goiano, IFG ou UFG) examina o pedido e o envia à Coordenação do PMIPES/GO da UEG.

Prazos para recebimento dos pedidos do PMIPES-GO

Até 31 de outubro - Período para estudantes da UEG e de outras instituições solicitarem a participação no Programa IPES/GO de Mobilidade Acadêmica, com ingresso no semestre letivo subsequente (1º semestre)

Confira o Acordo de Cooperação e o Formulário para participação

TERMO_DE_COOPERAÇÃO